Dados do Trabalho
Título
HUMANIZAÇAO NA SAUDE: RELATO DE EXPERIENCIA DE UM MODULO DE AULAS MULTIDISCIPLINARES EM CUIDADOS PALIATIVOS
Apresentação do caso
O estudo dos Cuidados Paliativos (CP) na graduação médica no Brasil começou mais sistematicamente a partir de 2012. Porém, apenas 1,1% das escolas médicas no Brasil incluíam os CP nos currículo, indicando que a introdução formal desse assunto na educação médica do país é recente e escassa. Assim, as Ligas Acadêmicas focam em aprofundar e complementar temas do currículo regular, agregando à graduação ao explorar temas valiosos para a humanização da saúde, mas insuficientemente discutidos. Nesse contexto, durante o período de 6 meses, um grupo de 18 alunos dos cursos de Medicina e Psicologia, de uma Liga Interdisciplinar de Humanização de uma universidade, organizou um módulo de ensino integrativo aprofundado acerca de CP. Foram selecionados temas, ao qual os alunos compartilharam artigos, vídeos, filmes e livros e estudaram sobre, a fim de elaborar aulas baseadas nas práticas paliativas preconizadas atualmente e realizar momentos de discussão de 60 minutos. Assim, foram organizados 10 encontros, incluindo temas como: “Introdução aos CP”, “Preparação dos Profissionais da Saúde nos CP”, “Luto”, “Comunicação como Estratégia de CP”, “O olhar para a Família do Paciente em CP”, “Autonomia e Dignidade nos CP”, “Desospitalização” e “Processo Ativo de Morte”. Ao longo das aulas, houve o esclarecimento dos princípios bioéticos, práticas voltadas para o paciente e seus familiares, comunicação de notícias difíceis, como lidar com os tipos de luto e como é a especialização na área dos CP, detalhando aos alunos a importância desse processo e enfatizando a negligência do assunto na graduação.
Discussão
A escassez desse tema é um dos principais desafios na atualidade, dado a inadequação e desconexão entre o conteúdo acadêmico e as necessidades dos pacientes. Nesse contexto, discutir conteúdos subexplorados na grade curricular, como os CP, mostrou-se importante para os ligantes, visto que ampliou o conhecimento técnico dos participantes e proporcionou o estudos de ferramentas de humanização, por meio do estudo abrangente do assunto. Desse modo, os universitários conseguiram identificar os desafios dos CP, preparando-os para contorná-los, considerando que o acompanhamento do processo de morte é inerente ao profissional da saúde.
Considerações finais
Apesar de ser algo enfrentado em hospitais independente da área da saúde, a abordagem dos CP na educação médica se mostra escassa frente a outros assuntos biomédicos, sendo necessária uma abordagem mais ampla durante a formação regular dos profissionais da área.
Palavras Chave
Educação Médica; Cuidados Paliativos; humanização
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
AMANDA DE ALEVIR, MARINA SAMPAIO PEREIRA, BEATRIZ VIEIRA CAVALCANTE, IASMIN DINIZ TEIXEIRA DE PAULA, MIRELLA LIMA FONTENELE