Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA ATENÇAO DOMICILIAR EM CUIDADOS PALIATIVOS: REDUÇAO DE HOSPITALIZAÇOES E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
Introdução
Os cuidados paliativos promovem a qualidade de vida das pessoas com doenças graves e ameaçadoras à vida, aliviando o sofrimento físico, social, psicológico e espiritual.
Objetivo e Método
Avaliar o impacto da atenção domiciliar como ferramenta em cuidados paliativos, com foco na redução das hospitalizações e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Trata-se de um estudo observacional, descritivo e exploratório realizado em uma operadora de autogestão, com o objetivo de avaliar a implementação de cuidados paliativos na atenção domiciliar e comparar a utilização de recursos entre os pacientes que faleceram fora da linha de cuidados e aqueles que receberam cuidados paliativos. O estudo analisou o impacto nas hospitalizações e na qualidade de vida dos pacientes. A amostra incluiu 484 beneficiários falecidos na operadora entre maio de 2023 a abril de 2024. O cálculo do consumo de recursos no fim da vida considerou o período de um ano antes da data do óbito, levando em conta a diferença em dias entre a data da utilização dos recursos e a data do falecimento. Além disso, o impacto na saúde foi mensurado por meio da escala POS, aplicada a 459 pacientes atendidos na linha de cuidados.
Resultados
Verificou-se que, entre maio de 2023 a abril de 2024, a implementação de cuidados paliativos na atenção domiciliar gerou resultados significativo. Observou-se um total de 324 internações no último trimestre de vida dos pacientes que faleceram fora da linha de cuidados paliativos, em comparação com 80 internações no último trimestre daqueles que foram acompanhados com cuidados paliativos, representando uma redução de 36,2%. A permanência hospitalar no último trimestre para aqueles que faleceram sem cuidados paliativos foi de 2.562 dias, enquanto os que receberam cuidados paliativos apresentaram uma permanência de 622 dias, resultando em uma redução de 40,9% na permanência hospitalar. Ademais, a qualidade de vida percebida alcançou 88,61%, superando a meta de 70%, e os custos totais foram reduzidos em 43,4%.
Conclusão/Considerações finais
Depreende-se, portanto, que além da gestão de cuidados acurada, a implementação de cuidados paliativos na atenção domiciliar destaca a eficácia dessa abordagem em oferecer um cuidado mais holístico e menos invasivo. Esses cuidados não só se mostram mais econômicos, mas também são mais centrados no bem-estar dos pacientes, proporcionando conforto no ambiente familiar de suas casas.
Referências
ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS. O que são cuidados paliativos?. Disponível em: https://paliativo.org.br/o-que-sao-cuidados-paliativos/. Acesso em: 15 set. 2024.
Palavras Chave
Cuidado Paliativo; Qualidade de vida relacionada à saúde; Atenção domiciliar à saúde
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Cemig Saúde - Minas Gerais - Brasil
Autores
NATHALIA MARQUES ALVES, JULIANA PEIXOTO ALBUQUERQUE, JAQUELINE APARECIDA DA SILVA XAVIER, DARA LUIZA REIS, BARBARA BRUNA DE ALMEIDA ASSIS