X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A ATUAÇAO DO FARMACEUTICO NOS CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

Os cuidados paliativos exigem um trabalho de uma equipe multiprofissional, com uma abordagem centrada na integralidade do ser humano, atuando no controle dos sintomas físicos, sociais, emocionais e espirituais. O uso de medicamentos tem papel fundamental para tal controle, sendo comum pacientes em cuidados paliativos utilizarem polifarmácia, ou seja, cinco ou mais medicações. Nesse cenário, o farmacêutico desempenha papel fundamental para se obter sucesso terapêutico no uso desses medicamentos.

Objetivo e Método

Esta pesquisa apresenta como objetivo compreender o papel do profissional farmacêutico no contexto dos cuidados paliativos. Para isso foi realizada uma ampla revisão integrativa de literatura sobre os serviços prestados por farmacêuticos frente aos Cuidados Paliativos nas bases de dados SciELO, LILACS e PUBMED. Foram utilizadas como palavras-chave: cuidados paliativos, atenção farmacêutica e serviços farmacêuticos. Para o período foram selecionados artigos publicados entre 2010 e 2023.

Resultados

A assistência farmacêutica constitui papel fundamental na atuação do farmacêutico. Este processo consiste principalmente na seleção, aquisição, e disponibilização adequada de medicamentos para os pacientes de forma a garantir o acesso a medicações necessárias ao controle adequado de sintomas que causam sofrimento. Já o processo de atenção farmacêutica visa o acompanhamento farmacoterapêutico do paciente, assegurando que a terapia medicamentosa está adequada às suas necessidades, reduzindo os riscos que esta pode oferecer, como reações adversas e interações medicamentosas. Além disso, garante o acesso a informações aos membros da equipe multidisciplinar, pacientes e familiares, desmistificando e orientando sobre a utilização de medicamentos. O farmacêutico também atua diretamente no processo de reconciliação medicamentosa na admissão e alta hospitalar e no uso off-label de medicamentos.

Conclusão/Considerações finais

Os estudos demonstram a importância do farmacêutico para pacientes em cuidados paliativos, em colaboração com a equipe multidisciplinar. Ele é o profissional mais indicado para auxiliar na terapia farmacológica, garantindo segurança no controle de sintomas e qualidade de vida do paciente. Além disso, auxilia nos ajustes de doses, reconciliação medicamentosa, educação da equipe, pacientes e familiares para que ocorra o sucesso terapêutico.

Referências

HERNDON, Christopher M. et al. ASHP guidelines on the pharmacist’s role in palliative and hospice care. American journal of health-system pharmacy, v. 73, n. 17, p. 1351-1367, 2016

NOGUEIRA, T.A.; PINHO, M.S.; ABREU, P.A. Atenção farmacêutica a pacientes oncológicos: uma revisão integrativa da literatura. Rev. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde, São Paulo, v.7, n.1, p. 33-39, 2016.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Assistência Farmacêutica; Atenção Farmacêutica

Área

Outras áreas

Autores

GEOVANA PRADO DOS REIS, MARIA JULIA MONTEIRO HESPANHUL, RENAN GABRIEL REQUENA, FABIANE YURI YAMACITA BORIN