Dados do Trabalho
Título
EXPERIENCIAS NA CONSTRUÇAO DE UM FLUXOGRAMA DE EXTUBAÇAO PALIATIVA EM UM HOSPITAL INFANTIL DO NORDESTE BRASILEIRO.
Apresentação do caso
A extubação paliativa compreende a pausa de medidas respiratórias invasivas em paciente com doenças irreversíveis e morte prevista, objetivando cuidado e conforto do paciente, assegurando que a doença siga seu curso natural. É uma prática que envolve muitos conflitos e demanda uma grande experiência em cuidados paliativos com habilidades de comunicação, experiência em planejamento de cuidados e intenso conhecimento em controle de sintomas. Crianças em condição crônica e irreversível podem estar aptas para extubação paliativas como medidas de respeito e conforto, no entanto, existem poucos estudos que norteiam essa prática. A dificuldade para implantar a extubação paliativa decorre de lacunas da formação em cuidados paliativos, sendo imprescindível o envolvimento de equipes multiprofissionais e organização de protocolos para tornar o atendimento mais padronizado (AFFONSECA et al., 2019; POTTER; SHIELDS; BREEN, 2021). Assim, objetiva-se apresentar o processo de construção de um fluxograma de extubação paliativa pediátrica. Refere-se a um estudo metodológico, em que buscou-se construir um fluxograma com base em uma revisão de escopo das principais bases de dados, utilizando descritores associados, sendo selecionados 19 artigos para leitura integral e revisão da literatura e ajustados à experiência de práticas hospitalares de uma comissão atuante em cuidados paliativos pediátricos nos últimos 4 anos em um hospital infantil do Nordeste Brasileiro.
Discussão
O fluxograma foi construído baseados nos passos sequencias do procedimento de extubação paliativa, incluindo: o processo de reconhecimento da doença irreversível, as indicações, análise realizada pela equipe assistente e especializada em cuidados paliativos, a organização das conferências, comunicação familiar, processo de registro de prontuários, planejamentos secundários, organização da equipe multiprofissional, desmame ventilatório, controle de sintomas, suporte ao óbito durante e após.
Considerações finais
O fluxograma organizará o manejo dos pacientes com indicação de extubação paliativa, com o planejamento de ações sequencias e padronizadas, respeitando as individualidades de crianças com condição crônica evoluindo com doença crônica em terminalidade. Dessa forma, ampliará diferentes conhecimentos com respectivas indicações, incentivo às novas pesquisas e manejo de conflitos éticos e morais envolvendo o procedimento.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos Pediátricos; Extubação paliativa; Contexto hospitalar
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Hospital Infantil Albert Sabin - HIAS - Ceará - Brasil
Autores
THIAGO DO VALE MACHADO, FERNANDA MARIA QUEIROZ PEREIRA, CINARA CARNEIRO NEVES, BENEDITA BEATRIZ ELIAS DIAS, AIALA DE MELO MARTINS, ARIANE DOS SANTOS MELO