Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE: DESAFIOS E ATRAVESSAMENTOS.
Introdução
A Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), estabeleceu a consolidação dos Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde, o que representa melhoria da assistência, e, consequentemente, para a qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas ou avançadas, por proporcionar assistência integrada, e não fracionada, com base filosófica pautada em quatro eixos: comunicação eficaz, controle de sintomas, apoio à família e trabalho em equipe multiprofissional. No entanto, a ausência de regulamentação representa obstáculo para a sua implementação, ainda mais quando se depara com um cenário que demonstra, em grande parte dos serviços, precariedade em estruturação articulada, além de prevalecer a ausência de literacia em cuidados paliativos dos profissionais da saúde, de cujas lacunas desse campo de conhecimento, são originadas por falha do ensino na graduação, e da questionável excelência dos cursos de educação continuada.
Objetivo e Método
Pretendeu analisar os desafios da implementação de políticas públicas direcionados aos cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde, considerando que a PNCP ainda não está regulamentada, por meio de estudo observacional descritivo do tipo revisão simples de literatura nas bases de dados Lilacs e Scielo, com os descritores:“Politica Nacional de Cuidados Paliativos”; “Cuidados Paliativos”; “Atenção Primária à Saúde”; “Regulamentação”.
Resultados
Os estudos apontam para número estatístico diminuto de serviços de cuidados paliativos por habitante, sendo que não foram encontrados indicadores na atenção primária. Aliado a isso, há escassez de profissionais com qualificação efetiva, além da precariedade na estruturação das redes de atenção para cumprir os objetivos de políticas como a PNCP.
Conclusão/Considerações finais
É necessário organizar a rede de atenção por meio de regulamentação específica e sensibilizar os tomadores de decisão para investirem nos serviços e na capacitação dos profissionais.
Referências
1. RODRIGUES, L. F.; SILVA, J. F. M. DA; CABRERA, M. Cuidados paliativos: percurso na atenção básica no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. 9, 2022; 2.SILVA, T. C. DA; NIETSCHE, E. A.; COGO, S. B. Palliative care in Primary Health Care: an integrative literature review. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 1, 2022; 3.CARVALHO, G. A. F. DE L. et al. SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE AOS CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 27, n. 2, 28 maio 2018
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Atenção Primária à Saúde
Área
Outras áreas
Autores
LÍVIA ABIGAIL CALLEGARI