Dados do Trabalho
Título
O USO DE APLICATIVOS PARA A DISSEMINAÇAO DO CONHECIMENTO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS: RESULTADOS PRELIMINARES
Introdução
Os cuidados paliativos são uma abordagem especializada oferecida por uma equipe multidisciplinar a pacientes que enfrentam sofrimento devido a doenças graves. Essa forma de cuidado deve ser integrada em todas as fases da doença, especialmente no último ano de vida, e tem mostrado resultados positivos tanto para os pacientes quanto para suas famílias. No entanto, a falta de conhecimento e a desinformação ainda são barreiras significativas que dificultam sua implementação. É essencial desenvolver estratégias para ampliar a conscientização e o entendimento sobre os cuidados paliativos, garantindo que mais pessoas se beneficiem desses cuidados tão importantes.
Objetivo e Método
Avaliar o impacto de um aplicativo para a disseminação do conhecimento sobre cuidados paliativos. Trata-se de um estudo misto, realizado em uma unidade de alta complexidade em oncologia, através da aplicação de um questionário semiestruturado em pacientes com câncer e seus familiares. Foi apresentado um aplicativo contendo vídeos explicando os cuidados paliativos e avaliado o conhecimento sobre o tema antes e após seu uso, assim como também foi realizada avaliação se o aplicativo é útil nesse objetivo.
Resultados
Até o momento, foram entrevistados 33 pacientes, predominantemente do sexo feminino, solteiros, com mais de 50 anos e com ensino médio completo. A maior parte dos pacientes desconhece ou têm conhecimentos equivocados sobre o tema. Após a aplicação do aplicativo, mais de 80% concordam fortemente que os vídeos auxiliam no conhecimento sobre cuidados paliativos e o conhecimento após a apresentação do vídeo modificou de forma significativa.
Conclusão/Considerações finais
O uso de aplicativos e vídeos têm sido bastante utilizado na disseminação do conhecimento em saúde. No presente estudo, foi utilizado um aplicativo contendo vídeos que auxiliaram fortemente na modificação do conhecimento dos pacientes com câncer, independente da escolaridade e nível econômico. Trata-se de um resultado preliminar, mas traz importantes resultados, demonstrando que o uso de tecnologias multimídias podem auxiliar na disseminação do conhecimento sobre os cuidados paliativos.
Referências
CHAVES, J.H.B.; ANGELO NETO, L. M.; TAVARES, V. M. C.; TULLER, L. P. S.; SANTOS, C. T.; COELHO, J. A. P. M. Palliative care: Knowledge of câncer patients and their caregivers. Revista bioética, v. 29, n. 3, 2021.
COLLINS, A.; MCLACHLAN, S.; PHILLIP, J. Community knowledge of and attitudes to palliative care: A descriptive study. Palliative Medicine, v. 34, n. 2, 2019.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Tecnologia em saúde; Tecnologias de Informação e Comunicação
Área
Outras áreas
Instituições
Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil, Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil
Autores
MATHEUS SOARES DE ARAUJO, CLÁUDIO EMMANUEL GONÇALVES DA SILVA FILHO, MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES, KARINA DE MEDEIROS AMORIM, FRANCIMAR ALVES DE OLIVEIRA NETO, MARIA BEATRIZ RIBEIRO DE SOUZA