Dados do Trabalho
Título
USO DE ESPUMA DE PRATA EM PACIENTE COM LESOES OCASIONADAS POR MICOSE FUNGOIDE COM TRANSFORMAÇAO DE LINFOMA DIFUSO DE GRANDES CELULAS: RELATO DE CASO
Apresentação do caso
J.P.S, sexo masculino, 85 anos, com diagnóstico de micose fungoide com transformação de linfoma difuso de grandes células, associada à infecção de pele e partes moles recorrente e dor total refratária, com múltiplos internamentos entre julho e setembro de 2024. Apresenta múltiplas feridas em pele, principalmente em membros superiores e inferiores, com saída de secreção purulenta de provável caráter infeccioso em uso de antibiótico endovenoso com baixa reposta, além de intensa hiperemia e fragilidade tegumentar por todo o corpo, associada a dor importante durante troca de curativos. Foi associada espuma de prata como cobertura primária, com troca a cada 48 horas e troca de curativo secundário diariamente. Após 3 aplicações da espuma de prata, notou-se melhora do aspecto do exsudato purulento e menor relato de dor por menor manipulação do paciente.
Discussão
A escolha da espuma de prata como cobertura primária é baseada em suas propriedades antimicrobianas, que ajudam a reduzir a carga bacteriana nas feridas, promovendo um ambiente de cicatrização mais favorável e evitando o risco de infecção. A prata é amplamente utilizada em feridas crônicas e infectadas, especialmente em pacientes imunocomprometidos, devido ao seu amplo espectro de ação contra bactérias, fungos e vírus. A troca menos frequente dos curativos (a cada 48 horas) também contribuiu para a redução do dor associada à manipulação constante das feridas, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Considerações finais
O controle infeccioso local com o uso da espuma de prata é seguro e pertinente para pacientes oncológicos. É imperativo o uso de estratégias que reduzam tanto a dor física quanto o desconforto emocional a fim de proporcionar conforto, como pensar em coberturas com maior intervalo de troca, pois a dor durante as trocas de curativo pode exacerbar outros aspectos do sofrimento.
Palavras Chave
Infecção de ferimentos; Curativos; Qualidade de Vida
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
IMIP - Pernambuco - Brasil
Autores
KIMBERLY MAYARA GOUVEIA BEZERRA, BRUNA SOUSA LINS, ARTHUR MENDONÇA SEVERIANO