X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NA ONCOLOGIA: UMA REVISAO SISTEMATICA

Introdução

Os cuidados paliativos são uma abordagem destinada a pacientes e suas famílias, visando proporcionar um tratamento humanizado que prioriza a qualidade de vida. Isso é feito por meio do alívio do sofrimento, dor e outros sintomas físicos, sociais, espirituais e psicológicos. Em relação ao cuidador, essa abordagem também considera o seu bem-estar, exigindo atenção total da equipe de saúde.

Objetivo e Método

explorar os desafios e as oportunidades enfrentados por cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Foi realizada uma revisão sistemática utilizando os descritores “palliative care”, “oncology” e “psychology” nas bases de dados Lilacs, Medline, PsycINFO e Embase. Como critério de inclusão foram selecionados artigos publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol que abordaram aspectos relacionados a cuidadores de pacientes em tratamento paliativo. Foram excluídos estudos de revisão e literatura cinzenta.

Resultados

Dos 1.651 estudos identificados, 14 compuseram esta revisão. Identificamos o predomínio de cuidadores do sexo feminino em que, em sua maioria, possuiam filhos. Os achados dessa revisão apontam que a sobrecarga, a baixa qualidade do sono, a falta de revezamento, dependência excessiva de profissionais, gerenciamento e monitoramento dos sintomas, apoio emocional e espiritual foram aspectos presentes na vida do cuidador de pacientes paliativos. Percebe-se que a diminuição prolongada da duração do sono é um fator de risco para o desenvolvimento de ansiedade, obesidade, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Por outro lado, o fornecimento sistemático de suporte e informações, a construção do rapport entre equipe, paciente e cuidadores, a comunicação honesta da equipe e a assistência da rede do apoio, foram estratégias eficazes que proporcionaram maior conforto ao sujeito que cuida.

Conclusão/Considerações finais

Frente a análise e sistematização realizada, foi observado a importância de prover suporte e cuidado tanto ao paciente, bem como para quem cuida, visando ampliar as possibilidades diante das adversidades encontradas no tratamento oncológico. Apesar de já existir dentro dos cuidados paliativos um olhar voltado para o sujeito que exerce o papel de cuidador, sugere-se a realização de pesquisas voltadas para a avaliação da qualidade de vida nessa população, para que seja ampliado o número de discussões que envolvem o cuidado de quem cuida.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Oncologia; Cuidadores

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

BRUNA RIBEIRO DA SILVA, MARIA GABRIELLA MADRUGA DE MACEDO, AKALINY ARAUJO MARTINS DA SILVA, MÔNICA GUIMARÃES KLEMIG GOMES DE MELO BRITO, KAROLAYNE NAYANNE MARTINS OLIVEIRA