X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

LOCAL DE OBITO DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS DOMICILIARES

Introdução

Introdução: O local da morte é considerado um marcador fundamental do sucesso dos cuidados de fim de vida em todo o mundo. Apoiar os pacientes para permitir que morram em casa, em vez de ser internado no hospital, ainda se constitui em um desafio para as equipes de cuidados paliativos (CP).

Objetivo e Método

Objetivo: Correlacionar o local de óbito de pacientes em cuidados paliativos de um serviço de assistência domiciliar com variáveis clínicas e epidemiológicas. Método: Trata-se de uma pesquisa observacional de coorte retrospectiva. Os dados foram coletados através da análise de banco de dados do Serviço de Atendimento Domiciliar de um Hospital da cidade de Fortaleza, contendo informações dos pacientes acompanhados no período de janeiro/2023 a julho/2024. Foram excluídos pacientes que não estavam em CP e aqueles com tempo de acompanhamento inferior a 30 dias. Os indivíduos foram divididos em dois grupos de acordo com o local do óbito (hospitalar oudomiciliar) e foi realizada uma comparação entre os grupos, utilizando teste t de Student para comparar variáveis numéricas e teste de qui-quadrado para variáveis categóricas. P < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

Resultados

Resultados: No período de acompanhamento, o serviço atendeu 278 pacientes em cuidados paliativos e 102 (36,7%) pacientes morreram, sendo 41 (40,2%) no domicílio e 61 (59,8%) no hospital. A comparação dos pacientes de acordo com o local do óbito evidenciou que pacientes que morreram em casa tinham maior média de idade (74,7 ± 18,1 anos vs 63,1 ± 23,1 anos, P=0,008) e
menor mediana de pontuação na escala PPS (Palliative Performance Scale) (10 [IQR: 10; 10] vs 30 [IQR: 10; 40], P < 0,001) do que aqueles que morreram no hospital. Além disso, o sexo feminino se associou ao óbito domiciliar quando comparado com o sexo masculino (50% vs 26,2%, P = 0,02). Não houve associação das demais variáveis estudadas (diagnóstico, uso de traqueostomia, dispositivo urinário, ventilação mecânica, lesão por pressão e tempo de permanência) com o local do óbito.

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: Pacientes em cuidados paliativos domiciliares que morrem em casa são mais velhos, apresentam menor escore de pontuação na escala PPS e são predominantemente do sexo feminino quando comparados aos pacientes que morrem no ambiente hospitalar.

Referências

Chang PJ, Lin CF, Juang YH et al. Death place and palliative outcome indicators in patients under palliative home care service: an observational study. BMC Palliat Care. 2023 Apr 19;22(1):44.

Palavras Chave

Palavras-chave: cuidados paliativos; assistencia domiciliar; óbito

Área

Populações

Instituições

HGWA - Ceará - Brasil, UFAL - Alagoas - Brasil

Autores

AMÁBILI COUTO TEIXEIRA DE AGUIAR, MARIA ZENAIDE DIAS RIBEIRO PONTE, DANIELLA BEZERRA DUARTE, SAMARA HIPÓLITO DA CONCEIÇÃO, CONSTANCY ROLDAN TAVARES AMORIM, CAMILA FALCÃO DE SOUSA