X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ENFERMAGEM E ODONTOLOGIA NA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS: ANALISE QUALITATIVA DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO BRASIL ENTRE 2015 A 2024

Introdução

Os cuidados paliativos (CP) correspondem à busca em atenuar os sintomas e problemas do paciente acometido com algum tipo de sofrimento. O foco do cuidado desvia da busca de uma cura e é destinado ao paciente e seus familiares. A enfermagem há tempos possui protagonismo marcante dentro dos CP, enquanto que a Odontologia vem demonstrando sua importância nessa área, sendo recente sua atuação ao comparar com as demais profissões que compõem a equipe dos CP. (SOUZA, 2022).
A análise de estudos publicados endossa as evidências científicas, portanto as revisões integrativas ou sistemáticas, devem ser realizadas com frequência dada a rapidez com que as tecnologias em saúde têm avançado, norteando os profissionais de saúde (SOUZA et al, 2010).

Objetivo e Método

Analisar qualitativamente os artigos sobre Enfermagem e Odontologia e os Cuidados Paliativos, segundo a seguinte pergunta norteadora: Quais as características dos artigos publicados sobre Enfermagem e Cuidados Paliativos, e Odontologia e Cuidados Paliativos no Brasil?
Trata-se de uma revisão integrativa. Foram realizadas buscas nas plataformas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline) utilizando os seguintes descritores: Enfermagem AND Cuidados Paliativos; Odontologia AND Cuidados Paliativos. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados na íntegra e livres para download, em inglês ou português, no período entre 2015 a 2024. Foram excluídos os artigos em duplicidade.

Resultados

Nota-se que a quantidade de artigos de Enfermagem é muito superior às publicações de Odontologia, segundo os artigos indexados nas plataformas de busca deste estudo. Após aplicação dos filtros, apenas 6 artigos de Odontologia permaneceram no estudo, mas 3 precisaram ser excluídos por duplicidade, dois por serem publicados em outros países. Os artigos abordam acerca do atendimento odontológico em pacientes oncológicos que estão sob CP. Além disso, apenas um é epidemiológico do tipo transversal e outros dois, revisão narrativa. Enquanto os artigos de Enfermagem, há uma variabilidade de diversos perfis de estudos, muitos com dados de pesquisa originais.

Conclusão/Considerações finais

A relação de publicações entre Enfermagem e Odontologia dentro da perspectiva de Cuidados Paliativos é discrepante, e incomparável. Com a crescente necessidade do cirurgião-dentista no atendimento aos pacientes com condições crônicas que ameacem a vida, acredita-se que o número de publicações originais tenda a crescer.

Referências

Souza, MOLS et al. Pesquisa Reflexões de profissionais da enfermagem sobre cuidados paliativos. Rev. Bioét. vol.30 no.1 Brasília Jan./Mar. 2022 Revista Bioética Print version ISSN 1983-8042 | On-line version ISSN 1983-8034
Souza, MT et al. Revisão integrativa: o que é e como fazer ? Einstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6

Palavras Chave

Odontologia hospitalar; Enfermagem; Cuidados Paliativos

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

RAFAELA RODRIGUES VIANA, EDILSON MARTINS RODRIGUES NETO, LUCAS ELIEL BESERRA MOURA, CAROLINE MARY GURGEL DIAS FLORENCIO