Dados do Trabalho
Título
“ANALISE DA ATUAÇAO ASSISTENCIAL DE UMA UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS NO MUNICIPIO DE NATAL-RN: EXPERIENCIA COM 964 ATENDIMENTOS”
Introdução
A instituição em questão é uma unidade de transição de iniciativa privada que opera sob contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Natal, direcionada ao atendimento de pacientes de longa permanência em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na rede hospitalar municipal, com destaque a assistência de pacientes sob abordagem de Cuidados Paliativos. A instituição conta com uma equipe interdisciplinar que oferece cuidados contínuos e personalizados, assegurando a recuperação e o bem-estar dos pacientes durante a transição entre a alta hospitalar, o retorno ao domicílio ou a outras unidades de saúde, e os cuidados de pacientes em fim de vida.
Objetivo e Método
Descrever o perfil assistencial da unidade em questão, o perfil epidemiológico dos usuários beneficiados e seus desfechos no período de fevereiro de 2021 a agosto de 2024.
Este estudo será conduzido utilizando uma avaliação transversal por meio de análise documental, que incluirá a revisão de registros médicos, relatórios de atendimento e documentos de regulação. Os dados coletados foram analisados quantitativamente para identificar padrões e tendências no perfil assistencial e nos desfechos dos usuários.
Resultados
No presente estudo, foram analisados dados de 964 internações. A média de idade dos pacientes foi de 81,3 anos, sendo que 896 (92,9%) tinham acima de 60 anos, em consonância com a tendência mundial da faixa etária de pacientes em cuidados paliativos. Das internações, 594 (61.6%) eram pacientes do sexo feminino, 370 (38,4%) do sexo masculino, divergindo da estatística global, que demonstra equivalência entre os sexos. Em relação ao desfecho, 452 (46,8%) pacientes foram a óbito, 392 (40,7%) receberam alta hospitalar, 79 (8,2%) foram transferidos e 33 (3,4%) estão internados. Do total avaliado não foi possível obter registro do desfecho de 8 pacientes (0,8%).
Conclusão/Considerações finais
A Unidade de transição de iniciativa privada com atuação no SUS impacta significativamente a rede pública de saúde de Natal, aliviando e melhorando a qualidade de vida dos pacientes e familiares, com destaque importante para pacientes idosos. A experiência do centro de cuidados mostra que é possível e essencial promover cuidados paliativos eficazes na assistência pública, fomentando uma comunidade compassiva e solidária.
Referências
CLARK, David et al. How are palliative care services developing worldwide to address the unmet need for care. U: Connor SR, ur. Global Atlas of Palliative Care.[Internet], v. 2, p. 10-16, 2020.
TATUM, Paul E.; MILLS, Sarah S. Hospice and palliative care: an overview. Medical Clinics, v. 104, n. 3, p. 359-373, 2020.
Palavras Chave
Hospice; Rede de Saude; Comunidade Compassiva
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Vita Centro de Cuidados Extensivos - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
NATALIA CARVALHO GUEDES, JULIANO SILVEIRA ARAUJO, ARTHUR OLIVEIRA SOUSA, GIOVANNI GALENO NASCIMENTO SANTOS , PHELIPE OLIVEIRA DANTAS, NEUSA CARVALHO CARMO ANDRADE