X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE DOR E SOFRIMENTO EM PACIENTES COM DEMENCIA AVANÇADA E NAO VERBAIS

Introdução

Os cuidados paliativos em pacientes com demência avançada visam o conforto e a qualidade de vida, sendo a avaliação da dor um desafio significativo, especialmente quando a comunicação verbal é perdida. Uma avaliação eficaz deve ser simples e precisa para identificar e manejar o sofrimento.

Objetivo e Método

Analisar e comparar a eficácia das escalas de dor, destacando os elementos comuns e mais precisos para avaliar a dor em pacientes com demência avançada que não podem se comunicar verbalmente. Foi realizada uma revisão bibliográfica na Pubmed de artigos em inglês dos últimos 10 anos, usando descritores como Dementia, End of life, Terminal care, Palliative care, Suffering, Pain assessment, Communication, e Nonverbal patients. O foco foi na análise da dor e sofrimento em pacientes não verbais, preferencialmente com demência.

Resultados

Entre as escalas avaliadas, a PAINAD é a mais rápida de aplicar, mas não considera aspectos subjetivos do paciente. A Abbey Pain Scale é útil para rastrear dor e sofrimento, porém limita-se à análise facial. A NOPPAIN examina atividades que podem causar dor, mas exige funcionalidades que pacientes com demência avançada frequentemente não têm. A PACSLAC é a mais completa, mas sua extensão pode limitar a aplicabilidade. Em geral, uma avaliação completa deve incluir vocalizações negativas, linguagem corporal, expressões faciais, padrões de atividade, interações interpessoais e mudanças no estado mental, com base no comportamento usual do paciente e na análise do cuidador e/ou familiar e profissional de saúde. Avaliações sequenciais são recomendadas para entender melhor os fatores que influenciam a dor.

Conclusão/Considerações finais

Avaliar a dor em pacientes com demência avançada é complexo. Quanto mais aspectos são considerados, mais precisa é a avaliação, embora possa ser menos prática. Ainda não possuímos um instrumento que seja prático e aborde todos os aspecto importantes na avaliação da dor e do sofrimento enfrentado por pacientes não verbais em demência grave.

Referências

COCA, Silvia Mercedes; ZUÑIGA, Roberto Ariel Abeldaño. Instruments for pain assessment in patients with advanced dementia: A systematic review of the evidence for Latin America. Palliative & Supportive Care, v. 18, n. 6, p. 741-747, 2020.

TAPP, Diane et al. Observational pain assessment instruments for use with nonverbal patients at the end-of-life: a systematic review. Journal of Palliative Care, v. 34, n. 4, p. 255-266, 2019.

Palavras Chave

Avaliação da dor; demência (dementia); Cuidados Paliativos

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA SOCIEDADE BENEFICENTE DE SENHORAS - Distrito Federal - Brasil

Autores

MATHEUS SOARES DE ARAUJO, LAURA FERREIRA DE MESQUITA FERRAZ FREITAS, CAMILA OLIVEIRA NEGRI, THAIS PIRES DE SÁ NEVES, BRUNNA POLARI LEITÃO