X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ACRONIMO FICA PARA ENSINO DE ABORDAGEM ESPIRITUAL NA GRADUAÇAO EM MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIENCIA NO CURSO DE MEDICINA DA IDOMED ALAGOINHAS

Apresentação do caso

A literatura científica respalda a abordagem da espiritualidade como parte necessário do cuidado em saúde. No entanto, ainda há gap importante quanto ao conhecimento dos profissionais de saúde, devendo este ser sanado ainda na graduação. Acrônimos como o FICA, HOPE e SPIRIT são guias para a coleta de uma anamneses spiritual, trazendo aspectos básicos para uma anamneses inicial. O FICA (Fé, Influência, Comunidade e Abordagem) é de simples entendimento e aplicação e traz conhecimentos fundamentais ao estreitamento do vínculo terapêutico. São perguntas do acrônimo: 1- Você se considera uma pessoa espiritualizada ou religiosa? Quais coisas nas quais acredita que dão sentido à sua vida?; 2- Qual influência essas crenças tem no seu processo de saúde-doença?; 3- Há uma comunidade associada a esta crença que seja suporte pra você? Nesta comunidade, há alguém em especial que tem sido importante neste processo?; e 4- Como gostaria que eu considerasse suas crenças no seu cuidado à saúde?. Sendo assim, foi proposta uma atividade com a proposta de instrumentalizar os discentes da graduação em Medicina para a coleta da anamnese espiritual através do acrônimo FICA. Após aula expositiva dialogada sobre sofrimentos psíquico, social e espiritual, foi apresentado o acrônimo FICA aos discentes, com a orientação de que o aplicassem em alguém até o final da unidade. A pessoa poderia ser um paciente, um amigo, um colega ou mesmo familiar, desde que o aluno se sentisse confortável e seguro para a aplicação, entendendo o potencial de mobilização das perguntas tanto para o entrevistado quanto para o entrevistador. O trabalho foi enviado por e-mail e dado feedback individual aos alunos após correção. Das 12 anamneses espirituais feitas pelos alunos, apenas 5 tinham identificação do entrevistado.

Discussão

Após a atividade, os discentes relataram melhora do vínculo com as pessoas com as quais realizaram as entrevistas. Trouxeram também a percepção da importância da espiritualidade na vida das pessoas, não tendo antes refletido sobre o tema. Ainda, alguns relataram impacto muito positivo nas pessoas abordadas, tanto pelo espaço de escuta e acolhimento ofertado quanto por também entenderem a espiritualidade como parte essencial em seu cuidado.

Considerações finais

Apesar treinados em coleta de anamnese tradicional, a abordagem da espiritualidade gera grande estranhamento aos discentes. O acrônimo FICA facilita a abordagem, assim como a possibilidade de treiná-lo em um ambiente considerado Seguro pelo aluno.

Palavras Chave

Abordagem Espiritual; Educação Médica; Sofrimento Espiritual

Área

Outras áreas

Instituições

IDOMED ALAGOINHAS - Bahia - Brasil, ONCOCLÍNICAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

JULIANA DE CASTRO SOLANO MARTINS, AMANDA PIFANO SOARES FERREIRA, MARIA VITORIA PIRES ANDRADE, ANA FLAVIA SANTOS CORTES