Dados do Trabalho
Título
TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO RESGATE DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS PARA PACIENTES COM DOR TOTAL EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
O processo de hospitalização ocasiona em muitos pacientes despersonalização, perda de autonomia e sofrimentos diante do afastamento da vida cotidiana e familiar. No cenário dos Cuidados Paliativos, busca-se promover através do trabalho multiprofissional e interdisciplinar o manejo de dores e sofrimentos, a fim de garantir conforto e qualidade de vida para os pacientes e familiares
Objetivo e Método
Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do trabalho interdisciplinar de profissionais de uma enfermaria de Cuidados Paliativos na recuperação de atividades significativas para pacientes que apresentavam componentes de sofrimento total.
Resultados
As atividades significativas consistem na realização de atividades lúdicas, cotidianas e/ou laborais que são revestidas de sentidos para a pessoa que a realiza, e, geralmente, é conduzida pelo Terapeuta Ocupacional. Na Enfermaria deste relato, muitos pacientes advém de cidades do interior do estado e até mesmo de estados vizinhos, sendo perceptível a dificuldade para muitos familiares e amigos estarem presentes nas visitas e como acompanhantes, o que, em geral, ocasiona repercussões psíquicas e sociais nos pacientes. Além disso, o próprio processo de hospitalização e adoecimento refletem nos aspectos subjetivos da vivência na Enfermaria. Nas discussões de caso entre a equipe, foram identificados pacientes que apresentavam dor total, sendo discutido e utilizado como um dos manejos o resgate dessas atividades para cada um dos pacientes. A partir do resgate dessas tarefas foi perceptível a melhora de sintomas, como o controle álgico, a mudança do humor deprimido, maior interação e comunicação do paciente e família com a equipe multiprofissional, estabelecimento de estratégias de enfrentamento e ressignificação da hospitalização. Em relação à equipe, foi notório a articulação, comunicação e engajamento entre eles, vinculando-se com pacientes e familiares para alcance dos mesmos objetivos nos planos de cuidado.
Conclusão/Considerações finais
Assim, considera-se que o trabalho interdisciplinar nos Cuidados Paliativos a partir do resgate de atividades significativas tem grande potencialidade no manejo de dores e sofrimentos dos pacientes e familiares e melhora as relações de trabalho entre a equipe multiprofissional.
Referências
CASTILHO, R.K.; SILVA, V. C. S.; PINTO, C.S. Manual de Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2021.
Palavras Chave
Hospitalização; controle de sintomas;
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
IMIP - Pernambuco - Brasil
Autores
MARA DAIANA PAIXÃO ALENCAR, MARIA EDUARDA CHAVES MENDONÇA GALVÃO, JOSENE FERREIRA BATISTA, LUIZ HENRIQUE COELHO SIQUEIRA TEIXEIRA