Dados do Trabalho
Título
IMPORTANCIA DAS INTERVENÇOES DE ENFERMAGEM NOS CUIDADOS AS PACIENTES COM CANCER DE MAMA EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Os cuidados paliativos, geralmente mal compreendidos pela população em geral, consistem em cuidados multiprofissionais onde a terapêutica não necessariamente tem enfoque na cura. Nessa perspectiva, estes cuidados visam melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves e ameaçadoras da vida, focando no alívio dos sintomas e no suporte emocional e psicológico. Dessa maneira, os profissionais de enfermagem possuem grande destaque nas intervenções a estes pacientes, principalmente no que tange às mulheres com câncer de mama em estágios paliativos.
Objetivo e Método
Revisar a literatura científica sobre o papel das intervenções de enfermagem nos cuidados paliativos para pacientes com câncer de mama.
Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter qualitativo. A coleta foi realizada em agosto de 2024 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com emprego dos descritores em saúde (DEcS): Cuidados paliativos; Câncer de mama e Enfermagem; combinados com auxílio do operador booleano “AND”, onde os critérios de inclusão foram artigos na íntegra no idioma português, disponíveis na forma freefulltext para leitura. Foram excluídos artigos duplicados, aqueles em outros idiomas e resumos ou artigos não completos.
Resultados
Diante dos estudos encontrados, com a combinação “Câncer de Mama AND Cuidados Paliativos” obteve-se 1.798 trabalhos, que após a filtragem resultaram em 87, já com a combinação “Cuidados paliativos AND Enfermagem” resultou em 10.485 trabalhos, que após filtro restaram: 879 trabalhos. Após a leitura de títulos e resumos foram selecionados 40 artigos para leitura completa, dos quais 3 foram finalmente incluídos na análise. A análise dos artigos selecionados revelou que a intervenção de enfermagem focada na empatia e princípios humanísticos melhoram significativamente o enfrentamento de sintomas como náuseas, fadiga, dor e ansiedade, dentre outros. Estes princípios consistiam em priorizar o aspecto biopsicoespiritual de cada paciente enquanto os tratamentos eram administrados. Dessa forma, muitas pacientes apresentaram níveis de enfrentamento melhorados quando comparados as que não receberam tais abordagens.
Conclusão/Considerações finais
Os cuidados de enfermagem que incorporam práticas empáticas e humanísticas além de aliviarem sintomas físicos, melhoram o enfrentamento da condição existente. Futuras pesquisas devem explorar mais detalhadamente a eficácia de diferentes abordagens de cuidado em contextos variados.
Referências
BRANDES, Samantha; KEMCZENSKI, Ana Carolline Taborda; NIESPODZINSKI, Ana Paula; SOUZA, Anne Izabelly de Aguiar Cabral Martins ; BARBIER, Gabriela; SILVA, Jean Carl; LIMA, Helbert do Nascimento. Espiritualidade e dor em pacientes com câncer de mama metastático. Rev. Bioét. vol. 31 Brasília, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/jDVDpRxG6BqVdHgvy5W5HqN/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 25 Ago 2024.
NASCIMENTO, Nancy Bernardes do et al. Atuação do enfermeiro a pacientes em cuidados paliativos: uma revisão integrativa de literatura. Revista Nursing, 9359-9365;2024.Disponívelem: https://www.revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/3207/3905 Acesso em: 25 Ago 2024.
OLIVEIRA, Paloma Elisama; ISIDORO, Geovanna Maria; SILVA, Simone Albino. Cuidados à pessoa com câncer de mama metastático na atenção básica: relato de caso. J. nurs. health, v. 11, n. 3, p. 2111219232, jun. 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1282046 Acesso em: 25 Ago 2024.
Palavras Chave
Câncer de mama; Cuidados Paliativos; Enfermagem
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/NEPBCP - Paraíba - Brasil
Autores
SAMUEL GUEDES DE SOUZA ARAÚJO, RAPHAEL ALBUQUERQUE GUEDES DE SOUSA, ELMA GALDINO BRANDÃO, LETÍCIA BRANDÃO DE MENEZES