Dados do Trabalho
Título
DIAGRAMA DA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL (DAM) E CINEMA: ABORDAGEM DA DOR TOTAL POR ALUNOS DE GRADUAÇAO EM MEDICINA DA IDOMED ALAGOINHAS
Apresentação do caso
O Diagrama da Abordagem Multidimensional (DAM) é uma ferramenta que instrumentaliza a abordagem de casos complexos e se utiliza do conceito de dor total, cunhado por Cicely Saunders, que advoga que todo sofrimento tem caráter multidimensional, com aspectos físico, psicoemocional, sociofamiliar e espiritual. Este entendimento rompe com a abordagem do paciente de forma estritamente biológica, abordando-o como ser biográfico que interage de forma única com cada variável que o cerca. O objetivo da intervenção aqui relatada foi introduzir ao estudante de medicina o conceito de sofrimento total, treinando seu olhar para o aspecto não apenas físico, mas também psicoemocional, sociofamiliar e espiritual do processo de saúde-doença de seu paciente, através da aplicação do DAM a personagens de um filme. Após aula expositiva-dialogada sobre o conceito de dor total e o uso do DAM, os alunos foram orientados a assistirem a um filme e, através da avaliação do personagem principal, preencherem o DAM deste personagem, com foco na identificação do paciente e na identificação de seus sofrimentos. No 1º semestre, o filme foi “Para Sempre Alice” e, no 2º semestre, foi “Antes de Partir”, este último com dois personagens principais, com a possibilidade de realização do DAM de qualquer um deles ou ambos. Após atividade em casa, os alunos trouxeram seu DAM (impresso, no computador ou desenhado à mão) para que comparássemos uns com os outros e fizéssemos correção em grupo.
Discussão
Os alunos tiveram grande engajamento na atividade, participando ativamente da discussão em sala de aula. Chamou atenção o relato de dificuldade de identificação dos sofrimentos, assim como de identificar de quem era cada sofrimento apresentado no filme (Ex.: sofrimento do cuidador confundido com o sofrimento do personagem principal). Muitos expressaram que, apesar de acreditarem ter compreendido como algo simples durante a aula, tiveram dificuldade em aplicar, recorrendo aos capítulos recomendados para estudo e enfim conclusão da atividade.
Considerações finais
Em sabendo do viés biológico da formação médica, é fundamental o uso de estratégias pedagógicas que aproximem o estudante à abordagem multidimensional do paciente. O uso do DAM como ferramenta ilustrativa do paciente como ser complexo e centro do cuidado, assim como o uso de filmes a fim de reduzir a tensão em se aplicar uma ferramenta nova tiveram excelente engajamento dos alunos, com percepção docente de boa fixação do conhecimento.
Palavras Chave
Dor total; Educação Médica; Arte
Área
Outras áreas
Instituições
IDOMED ALAGOINHAS - Bahia - Brasil, ONCOCLÍNICAS - Minas Gerais - Brasil
Autores
JULIANA DE CASTRO SOLANO MARTINS, AMANDA PIFANO SOARES FERREIRA, ANA FLÁVIA SANTOS CORTES, MARIA VITÓRIA PIRES ANDRADE