X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS MULTIPROFISSIONAIS 24 HORAS EM DOMICILIO: UM RELATO DE EXPERIENCIA DO PROGRAMA MELHOR EM CASA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS

Apresentação do caso

Os Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) são operados por Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (Emap), com o objetivo de ofertar cuidados complementares a atenção primária à saúde e serviços de urgência, bem como substitutivos ou complementares à internação hospitalar (BRASIL, 2020). Apresenta-se o caso de um serviço em ação desde janeiro de 2013, no interior de Minas Gerais, em um município com população aproximada de 90 mil habitantes. Financiada pelo Governo Federal através do programa Melhor em Casa, a equipe atua em tempo integral há mais de uma década por complementação do próprio município. Além dos atendimentos 24 horas por dia e 7 dias por semana, o SAD apresentado destaca-se por oferecer cuidados paliativos domiciliares simultaneamente a cerca de 70 pacientes. Até outubro de 2024, 780 óbitos domiciliares foram registrados, sendo 530 por cânceres diversos.

Discussão

A equipe inicial contou com sete profissionais e foi expandida gradativamente. Atualmente, são 4 médicos, 2 enfermeiras, 8 técnicos em enfermagem, 2 fisioterapeutas, 1 fonoaudióloga, 1 assistente social, 1 psicólogo, 1 nutricionista, 1 coordenadora e 5 motoristas, totalizando 26 servidores. Apesar de ter sido fundado com foco na desospitalização, notou-se o vazio assistencial para pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida. Assim, os profissionais capacitaram-se em cuidados paliativos com o objetivo de oferecer conforto e qualidade de vida aos assistidos. Procedimentos como paracentese de alívio, hemotransfusão, acesso venoso central e trocas de gastro e traqueostomia estão entre os diferenciais do serviço. Ainda que os SADs do Brasil façam parte de um programa unificador, cada equipe encontra uma realidade e necessita trilhar um caminho de construção que considere a realidade local (GONÇALVES, CARLA REGINA CARVALHO SILVA. 2023).

Considerações finais

É notável que a demanda da população determinou os rumos do atendimento prestado, visto que os usuários são majoritariamente pessoas com câncer ou outras doenças que demandam cuidados paliativos. O cuidado domiciliar até o fim da vida representa no município uma quebra de paradigmas. Aos poucos, o lar passa a ser visto como o melhor local para viver e morrer. Por fim, acredita-se que este serviço está de acordo com os princípios de equidade, universalidade e integralidade priorizados pelo SUS e contribui para o avanço dos cuidados paliativos no Brasil.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos Domiciliares; Melhor em Casa; Atendimento domiciliar

Área

Modalidades de atendimento

Autores

DANIEL PAULO FONSECA DORNELAS, MÔNICA ISAURA CORREA, IGOR DE OLIVEIRA CLABER SIQUEIRA, ANDRÉ MARÇAL FERREIRA