Dados do Trabalho
Título
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Apresentação do caso
Os cuidados paliativos consistem no oferecimento do cuidado à saúde, por equipe multiprofissional, com o objetivo de proporcionar melhora na qualidade de vida para pacientes e familiares que enfrentam diagnósticos de doenças graves e progressivas. Dessa forma, torna-se de suma importância que todos os profissionais de saúde compreendam o que é cuidados paliativos e o exerçam no seu ambiente de trabalho. Este estudo de caso, apresenta a iniciativa de profissionais assistenciais de um hospital público em implementar no seu ambiente de trabalho, uma equipe que tivesse conhecimento sobre cuidados paliativos e o colocasse em prática com qualidade.
Discussão
Devido ao incômodo causado por experiências negativas no atendimento a pacientes e familiares com perfil de cuidados paliativos, nas quais percebia-se uma atitude de distanásia por parte da equipe assistencial de um hospital público, um grupo de profissionais do referido hospital, sentiu a necessidade de criar um serviço de assistência hospitalar que tivesse atitude paliativista frente aos seus pacientes. Devido a isso, em Setembro de 2020, esse grupo solicitou reunião com a direção do hospital, expôs seu incômodo e solicitou momentos de capacitação em cuidados paliativos e a criação de uma equipe de referência em cuidados paliativos. A solicitação foi acolhida pela gestão do hospital que proporcionou capacitação aos profissionais, fazendo parcerias com serviços de referência em cuidados paliativos do município. Além disso, foi criada em portaria a equipe de referência em cuidados paliativos do hospital. Após essa mudanças, o serviço assistencial oferecido pelo hospital foi tomando contornos mais humanizados, visando um cuidado integral do paciente e de seus familiares, tendo uma postura mais paliativista, com a inserção de conferências familiares, diretrizes antecipadas de vontade e reuniões multiprofissionais de discussão de casos.
Considerações finais
Todo serviço de saúde deveria proporcionar um cuidado em saúde humanizado, com o intuito de oferecer qualidade de vida aos seus usuários. Diante disto, percebe-se como é importante que os profissionais de saúde tenham conhecimento não só sobre sua técnica específica, mas sobre saúde pública, cuidado humanizado, cuidados paliativos entre outros, para que possam ser agentes transformadores do seu ambiente de trabalho e proporcionem um cuidado em saúde de mais qualidade.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; humanização da assistência; Hospital
Área
Outras áreas
Autores
TALITA PINHEIRO DE SOUZA, LEIDIANE DA SILVA NOGUEIRA, EMANUELLA BRITO RAMOS