X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇAO DE ESCALAS FUNCIONAIS EM PACIENTES SOB CUIDADOS PALIATIVO

Introdução

INTRODUÇÃO: A avaliação funcional em cuidados paliativos é um segmento fundamental na avaliação multidimensional do paciente sendo capaz de auxiliar na identificação do declínio clínico e tomada de decisão por parte da equipe. Para isso, existem estratégias facilitadoras para a avaliação da funcionalidade, sendo as escalas uma delas.

Objetivo e Método

OBJETIVO: Evidenciar as principais escalas funcionais utilizadas nos cuidados paliativos registradas na literatura científica. MÉTODO: Trata-se de um estudo de campo descritivo, de caráter quantitativo. Realizado no período de novembro de 2023 a agosto de 2024, por meios virtuais de comunicação com fisioterapeutas intensivistas adulto, atuantes em unidades públicas e privadas, na cidade de Fortaleza. A coleta de dados foi realizada através de um questionário eletrônico desenvolvido pelas pesquisadoras através da plataforma online Google Forms. O instrumento com perguntas objetivas composto por questões relacionadas aos dados do profissional, conhecimentos gerais sobre cuidados paliativos e participação na assistência dentro do campo de atuação dos participantes. Os dados foram coletados e armazenados no Microsoft office excel e analisados através do software Jamovi versão 2.3.2. A coleta de dados foi realizada mediante aprovação do comitê de ética e pesquisa parecer nº 6.678.011.

Resultados

RESULTADOS: Participaram do estudo 85 fisioterapeutas. Com 87,1% do sexo feminino, com predominância de idade entre 22 a 32 anos. Com tempo de formação predominante de mais de 20 anos. Apenas 14,1% dos participantes possuem formação ou especialização em cuidados paliativos. Dentre os participantes, 64,7% não utilizam escalas funcionais em seu serviço, e apenas 5,9% informaram que utilizam respectivamente a Simplified Acute Physiology Score e a Palliative Performance Scale.

Conclusão/Considerações finais

CONCLUSÃO: A utilização de escalas funcionais em cuidados paliativos é uma ferramenta essencial e que precisa ser disseminada, pois facilita o planejamento de ações e a tomada de decisão pela equipe, aprimorando a assistência aos pacientes com doenças potencialmente fatais e consequentemente elevando sua qualidade de vida.

Referências

DOS SANTOS, Amanda Ellen Bezerra; DE OLIVEIRA CARNEIRO, Ana Catarine Melo; DA SILVA CARVALHO, Viviane Lemes. O uso de escalas prognósticas e de performance em uma unidade de internação especializada em Cuidados Paliativos. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 2, p. 8510-8524, 2022.
HAMOUCHE, Loren et al. Avaliação física e funcional de pacientes em cuidados paliativos em um hospital universitário. HU Revista, v. 47, p. 1-10, 2021.
MOLDÓN-BALLESTEROS, Estefanía et al. Validation of the Spanish Versions of FACIT-PAL and FACIT-PAL-14 in Palliative Patients. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 17, p. 10731, 2022.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Fisioterapia; Funcionalidade

Área

Outras áreas

Instituições

Centro Universitário Christus - Unichristus - Ceará - Brasil

Autores

RAYANE FABRICIO ALVES, ANDRÉA STOPIGLIA GUEDES BRAIDE, MÁRCIA CARDINALLE CORREIA VIANA