Dados do Trabalho
Título
COMUNIDADE COMPASSIVA: A TRAJETORIA DE VOLUNTARIADO, UM CAMINHO DE CUIDADO, UMA COMUNIDADE SOLIDARIA
Apresentação do caso
INTRODUÇÃO: comunidades compassivas têm como objetivo promover o cuidado junto a comunidades em vulnerabilidade social e problemas de saúde, envolvendo Cuidado Paliativo. Com a implementação da Comunidade Fortaleza Compassiva em 2023, avaliando modelos já em funcionamento no Brasil e no mundo, percebeu-se a necessidade de estruturar metas futuras para otimizar a atuação do voluntariado do Projeto na Comunidade. Atualmente, sete pessoas são acompanhadas, total cinco famílias. São nove profissionais de saúde numa equipe interdisciplinar com dois médicos, uma enfermeira, uma assistente social, dois fisioterapeutas, uma nutricionista, duas psicólogas e dois voluntários locais. OBJETIVO: Partilhar a experiência do projeto pioneiro Comunidade Compassiva. METODOLOGIA: relato de experiência descreve parte da observação qualitativa e a análise crítica sobre o projeto de voluntariado Comunidade Compassiva, numa comunidade instalada em área nobre de Fortaleza, Ceará. Após territorialização, critérios de elegibilidade e avaliação da rede local, um ano de desenvolvimento do projeto foi realizado com diagnóstico situacional do momento atual. RESULTADOS: As atividades tem foco no cuidado e barreiras existentes para aplicá-lo como ato de compaixão. Respeita a dinâmica da comunidade, enfatiza fortalecimento social e apoio por meio dos cuidados paliativos. Desde o início o Projeto Fortaleza Compassiva desempenhou atendimento em saúde e social, com altas ou encaminhamentos para rede de saúde. Fomentou cuidado paliativo a toda pessoa indistintamente e com qualidade, envolvendo ativamente a comunidade. A presença dos profissionais de saúde sensibilizou a comunidade como fator de proteção à população pobre e vulnerável. Percebeu-se a necessidade de formação das famílias sobre Cuidados Paliativos e treinamento para os familiares, cuidadores e voluntários sobre cuidado .Fortalecer as ações de colaboração, arrecadação e aquisição de insumos, favoreceu aproximação das ações já existentes na comunidade emergindo ao longo do ano de trabalho.
Discussão
Essência do fazer na comunidade compassiva é a compaixão (Kellehear,A. 2020).
Considerações finais
Projeta-se ampliar a atuação de pessoas da comunidade, integrar mais profissionais de saúde, inserir projetos de extensão acadêmica e mobilizar instituições públicas para o trabalho em rede. Ainda estimular orientação e cuidado paliativo às pessoas impossibilitadas de sair do espaço geográfico, através do voluntariado e corresponsabilidade dos moradores da comunidade.
Palavras Chave
Voluntariado; Cuidado Paliativo; Compaixão
Área
Outras áreas
Autores
ANDRÉA STOPIGLIA GUEDES BRAIDE, MARIA VANESSA TOME BANDEIRA DE SOUSA, VANESSA MACEDO PICANÇO, VICTOR FALCÃO MACEDO, JULIANA HILÁRIO MARANHÃO, RAQUEL LIMA SANTIAGO