X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A CONTRIBUIÇAO DA LOGOTERAPIA DE VICKTOR FRAKL NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL GERAL.

Introdução

A Logoterapia, criada por Viktor Frankl, é uma abordagem psicoterapêutica centrada no sentido e postula que a principal motivação humana é a busca por este sentido. Quando aplicada aos Cuidados Paliativos (CP), a Logoterapia pode oferecer uma perspectiva única, iluminar e transformar a prática dos cuidados com mais sentido e significado para os pacientes, cuidadores e equipe multiprofissional. Nos cuidados paliativos, este princípio sugere que mesmo na presença de doenças ameaçadoras da vida, dores e sofrimentos, os pacientes podem encontrar um propósito neste sofrimento, o que pode auxiliar de maneira significativa seu bem-estar físico e emocional. O foco não está apenas no alívio dos sintomas, mas também na busca por um propósito significativo na fase final de vida.

Objetivo e Método

Compreender como o olhar da Logoterapia pode auxiliar os pacientes em cuidados paliativos internados em um Hospital Geral na região de Curitiba.
Método: A pesquisa foi conduzida em um hospital universitário. As intervenções foram aplicadas em pacientes em cuidados paliativos internados no hospital, em atendimentos semanais, focando compreender o sentido da vida, que incluíram escuta ativa, acolhimento e intervenções pertinentes ao conteúdo presente no discurso, bem como orientações para minimizar impactos no adoecimento.

Resultados

Os cuidados paliativos são frequentemente mal compreendidos no senso comum, uma forma de “esperar a morte”, mas, na realidade, essa especialidade é profundamente engajada em proporcionar qualidade de vida ao paciente e familiares até o fim de vida, sendo assim, a Logoterapia pode enriquecer esse processo de maneira significativa, concentram-se em tratar a pessoa como um todo, e não apenas a doença. Isso inclui o manejo dos sintomas físicos, emocionais, psicológicos e espirituais. A dimensão espiritual de um indivíduo inclui seus valores, a interação com o mundo A Logoterapia, centrada na busca de significado, pode ser particularmente relevante para aqueles que estão enfrentando a proximidade do fim da vida e o adoecimento.

Conclusão/Considerações finais

A busca pelo sentido da vida torna-se crucial em cuidados paliativos, quando pacientes revisitam sua trajetória e enfrentam a proximidade do fim. A Logoterapia pode ajudar a encontrar propósito e transformar a experiência do paciente, oferecendo uma nova perspectiva sobre si e sobre a doença. Essa abordagem não apenas melhora o bem-estar emocional, mas também sublinha a importância de sua aplicação no contexto hospitalar.

Referências

CASTILHO, R. K.; PINTO, C. da S.; SILVA, V. C. S. da. Manual de Cuidados Paliativos. 3. ed. [S. l.]: Atheneu, 2021. 624 p. ISBN 9786555862102.

FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. São Leopoldo; Petrópolis: Sinodal; Vozes, 2020.

Palavras Chave

Logoterapia; Cuidados Paliativos; Psicologia hospitalar

Área

Modalidades de atendimento

Autores

DANIELA VIEIRA CINQUINE FONTOURA, PEDRO ENRIQUE GAESKI NUNEZ RUJANO