Dados do Trabalho
Título
FISIOTERAPIA PALIATIVA NO CANCER INFANTIL: UMA REVISAO DA LITERATURA
Introdução
O câncer infantil é uma das doenças da infância que possui altos dados de taxa de mortalidade e dentre os principais tipos, se destacam a leucemia e os linfomas (INCA, 2018). A fisioterapia contribui no processo de reabilitação das manifestações decorrentes do tratamento oncológico pediátrico, envolvendo a promoção da funcionalidade e controle de sintomas, além do fomento a qualidade de vida da criança e de seu responsável durante todo o processo, estreitando aos cuidados paliativos (PAIÃO e DIAS, 2018).
Objetivo e Método
Objetivo: Revisar a literatura acerca do papel da fisioterapia paliativa no contexto de câncer infantil. Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com estratégia de busca definida e inclusão de textos publicados completos nos últimos 10 anos. Inicialmente, identificaram-se descritores disponíveis no DeCS [https://decs.bvsalud.org/]: Physical Therapy, Childhood Cancer, Treatment, Palliative Care. Os referidos termos foram combinados em uma estratégia de pesquisa para busca na BVS [https://bvsalud.org/] e Scielo [https://www.scielo.br/]
Resultados
Dentre os 56 artigos obtidos, foram selecionados para elaboração do presente texto, cinco artigos [RIOS, 2021; RIBEIRO et al., 2023; SANTOS, 2023; TAN, SAMBHI e SHOREY, 2024; SOSTA, COLEN e PEREIRA, 2015]. Os textos abordam temas relevantes ao cuidado e melhora da qualidade de vida das crianças, com ênfase no impacto positivo da fisioterapia quando relacionada aos aspectos funcionais e controle de sintomas angustiantes. Além das particularidades inerentes ao paciente oncológico pediátrico, que apresenta características próprias, quanto ao seu tamanho, maturidade física e intelectual, o objetivo da fisioterapia no contexto de cuidados paliativos envolve também as perspectivas biopsicossociais.
Conclusão/Considerações finais
Entende-se que a fisioterapia possui papel significativo no contexto dos cuidados paliativos quando se refere ao câncer infantil, levando em conta os aspectos biopsicossocial e abrangendo tanto a funcionalidade quanto o manejo dos sintomas, com a finalidade de promover melhor qualidade de vida às crianças e seus representantes.
Referências
Inca, Instituto Nacional de Câncer. (2018). Ministério da Saúde. Incidência de Câncer no Brasil.
Paião, R. C. N.; & Dias, L. I. N. (2018). A atuação da fisioterapia nos cuidados paliativos da criança com câncer. Ens Ciên Ciên Biol, Agrár Saúd. 16, Pag. 256.
Rios, L. C. Atuação da fisioterapia no câncer infanto juvenil. Monografia (Especialista em Fisioterapia Pediatrica e Neonatal). Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia. Bahia. 2014
Sosta, J. S.; Colen, L. A.; Pereira, R. G. B.; Atuação da fisioterapia oncológica pediátrica através de cuidados paliativos. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, v. 2, n. 1, 2023.
Ribeiro, D. et al. A importância da fisioterapia pediátrica em crianças com câncer (leucemia): um estudo de revisão. Research, Society and Development, v. 12, n. 6, e6812641955, 2023.
Tan, W. L.; SAMBHI, S. K.; SHOREY, S. Experiences of paediatric terminal oncology patients and their parents in palliative care: A qualitative systematic review. Journal of Pediatric Nursing, v. 78, 2024.
Santos, K. K. B; Marques, P. A; Goncalves, D. A. Atuação da fisioterapia no controle da dor em crianças com leucemia. Revista Científica do Centro Universitário de Jales (Unijales), ISSN: 1980-8925, Edição XIII. 2023
Palavras Chave
Physical Therapy; Childhood Cancer; Palliative Care
Área
Outras áreas
Autores
FABIOLA ALVES ALCANTARA, LORRANY INGRID DA SILVEIRA ALVES