Dados do Trabalho
Título
“IMPLEMENTAÇAO DE TELEATENDIMENTO "TELEPALIO" EM CUIDADOS PALIATIVOS EM HOSPITAL UNIVERSITARIO: DESAFIOS, CONQUISTAS E NOVOS HORIZONTES”.
Introdução
A telemedicina tem se consolidado como uma ferramenta indispensável nos cuidados paliativos, proporcionando atendimento de qualidade no ambiente domiciliar do paciente. Esta modalidade de assistência facilita o acesso a especialistas, minimiza a necessidade de deslocamentos e permite um acompanhamento contínuo e personalizado. Em 2023, os atendimentos por telemedicina no país cresceram 172% após a lei que regulamenta a saúde digital. Evidências científicas indicam que a telemedicina contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, aliviando sintomas e oferecendo suporte emocional tanto para os pacientes quanto para suas famílias. Ademais, a telemedicina promove uma comunicação mais eficaz entre a equipe interdisciplinar, assegurando um cuidado mais integrado e humanizado.
Objetivo e Método
Foram incluídos no ambulatorio de teleatendimento pacientes internados na Oncologia ou encaminhados de outros serviços, que assinaram o termo de consentimento para participar. A meta estabelecida foi a realização de uma consulta mensal por paciente, com duração de 30 a 40 minutos, utilizando uma plataforma própria de telemedicina. O monitoramento de pacientes em processo ativo de morte foi realizado semanalmente.
Resultados
O teleatendimento foi iniciado em fevereiro de 2024 com a assinatura do termo de consentimento pelos pacientes. Utilizou-se uma plataforma própria desenvolvida pela universidade. Entre fevereiro e agosto de 2024, participaram pacientes internados na Oncologia ou encaminhados de outros serviços do hospital universitário. Vinte e oito pacientes assinaram o termo de consentimento, com média de idade de 69,5 anos, sendo 18 mulheres e 10 homens. Oito pacientes não conseguiram realizar nenhuma consulta. A meta estabelecida foi de uma consulta a cada 30-60 dias. Para pacientes em processo ativo de morte, foi realizada monitorização semanal, com um paciente monitorado. As consultas tiveram duração de 30-40 minutos. Inicialmente, houve dificuldades na adaptação às novas tecnologias e na comunicação virtual. Com o tempo e suporte contínuo, ambos se tornaram mais proficientes no uso das ferramentas de telemedicina, resultando em um atendimento mais eficiente e eficaz.
Conclusão/Considerações finais
O estudo sugere que o Telepalio pode revolucionar os cuidados paliativos, sendo uma alternativa eficaz ao atendimento presencial. Implementação estratégica, adaptação dos usuários e feedback contínuo são cruciais. Pesquisas futuras devem otimizar tecnologias e ampliar o acesso à telemedicina.
Referências
1.GREER, Joseph A. et al. Telehealth vs In-Person Early Palliative Care for Patients With Advanced Lung Cancer: A Multisite Randomized Clinical Trial. JAMA, 2024.
2. VAN GURP, Jelle et al. How outpatient palliative care teleconsultation facilitates empathic patient-professional relationships: a qualitative study. PLoS One, v. 10, n. 4, p. e0124387, 2015.
3. WALTON, Lyle et al. Telehealth palliative care in nursing homes: a scoping review. Journal of the American Medical Directors Association, v. 24, n. 3, p. 356-367. e2, 2023.
4. BÜCKMANN, Andreas et al. Telemedical consultations in palliative care: benefits through knowledge exchange and intercollegiate collaboration—Findings from the german oVID project. Cancers, v. 15, n. 9, p. 2512, 2023.
5. STEINDAL, Simen A. et al. Advantages and challenges of using telehealth for home-based palliative care: systematic mixed studies review. Journal of Medical Internet Research, v. 25, p. e43684, 2023.
Palavras Chave
Telepalio; Satisfação do Usuário; Telemedicina
Área
Modalidades de atendimento
Autores
JULIANO SILVEIRA ARAUJO, WAGNER TOMAZ SANTOS BARROS, TERENA FERREIRA SOUTO BENTES, ELIANE PEREIRA DA SILVA, RAPHAEL NEPOMUCENO GALVAO SANTOS, HELENA TEIXEIRA ARAUJO RAMOS