X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS DE PROPOSTA NACIONAL DE EDUCAÇAO EM SAUDE DORAVANTE A POLITICA NACIONAL DE CUIDADO PALIATIVO (PNCP)

Introdução

A abordagem paliativa no cuidado integral à saúde baseia-se em ações multiprofissionais e intersetoriais. A assistência colaborativa permite a inserção dessa abordagem em todos os cenários de atendimento, centrado na pessoa, de acordo com diretrizes e objetivos da PNCP: capilarização do cuidado paliativo nos cenários de assistência da RAS-SUS com ênfase na atenção primária, equidade, integralidade, qualidade assistencial e humanização. A abordagem paliativa passa a ser estratégia de saúde pública, nas regiões do país, atendendo graus de complexidade da assistência à saúde de maneira integrada e universal, estabelece mudanças culturais e conceituais em relação ao cuidado e localiza a proposta nacional de educação em saúde, aspecto fundamental da operacionalização da PNCP.

Objetivo e Método

Apontar desafios na elaboração de proposta educacional para a abordagem paliativa considerando as diferenças socioculturais das comunidades e profissionais e modo de organização e gestão específicos da RAS-SUS nas regiões do país.

Reuniões semanais, 24 meses, docentes e profissionais atuantes em cuidado paliativo no Núcleo de Educação em Saúde Pública de uma instituição universitária federal.

Resultados

A proposta de educação continuada em saúde visa a incorporação de habilidades e competências técnico-científicas e a implementação e gestão do cuidado propostas por políticas públicas desenvolvendo ações em saúde (epidemiológicas, sanitárias, preventivas, curativas e paliativas) em territórios de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Essas metodologias devem ser variadas para atender às diferentes demandas culturais, regionais, profissionais e comunitárias. Cursos de aperfeiçoamento à distância auto instrucionais, de aperfeiçoamento, mestrado, doutorado, com tutoria ou campos de prática, uso de metodologias ativas, ações comunitárias, além de estabelecer os papéis educacionais das equipes matriciais e assistenciais em cuidado paliativo são fundamentais para a abordagem paliativa na RAS-SUS.

Conclusão/Considerações finais

Desafios da integração da abordagem paliativa na RAS-SUS são significativos diante da variabilidade das demandas educacionais por razões técnico-científicas e culturais de profissionais com formações variadas e comunidades com necessidades específicas e acesso variável a diferentes modelos de organização e gestão do cuidado nas diversas regiões do país.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024.

Palavras Chave

Educação; política nacional de cuidados paliativos; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Instituições

Faculdade de Medicina da UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

TATIANA MATTOS DO AMARAL, HELIAN NUNES DE OLIVEIRA, ANA PAULA ABRANCHES FERNANDES PEIXOTO, JOAQUIM ANTONIO CESAR MOTA, MARIA AUXILIADORA CÓRDOBA CHRISTÓFARO