X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇAO DOMICILIAR: UM ESTUDO EM UM MUNICIPIO CEARENSE

Apresentação do caso

Introdução: os serviços de cuidados paliativos (CP) no Brasil ainda se encontram centralizados nos serviços de atenção terciária, porém o serviço de atenção domiciliar (AD) tem sido a grande prestadora de paliação dos usuários, em prol da descentralização da assistência hospitalar e da promoção do cuidado integral, focado no indivíduo e não na doença. Desde 2011, a AD dispõe do programa Melhor em Casa, que realiza ações de prevenção e promoção da saúde, tratamento e reabilitação de agravos realizados em domicílio por equipe multiprofissional. O programa atende pacientes classificados em nível de cuidados AD2 e AD3. Objetivo: conhecer o perfil dos pacientes em cuidados paliativos na atenção domiciliar em um município cearense. Metodologia: realizou-se uma análise descritiva dos pacientes em cuidados paliativos domiciliares, de um município cearense da região metropolitana. A coleta de dados foi feita por meio de revisão de prontuário eletrônico de pacientes em atendimento de janeiro a agosto de 2024, focando em informações sobre perfil, diagnósticos, níveis de dependência, e suporte recebido.

Discussão

Discussão: os pacientes eram atendidos por equipe multiprofissional composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. No período estudado a AD teve 27 pacientes ao total, destes 16(59,3%) tiveram diagnósticos de cuidados paliativos, sendo 4 (25%) pacientes com encefalopatia, 5 (31.3%) pacientes com sequelas de AVC, 1( 6,3%) paciente com doença de corpos de lewy, 2 (12,5%) pacientes com insuficiência respiratória com pneumonia broncoaspirativa, 2 (12,5%) pacientes com traumatismo craniano, 2 (12,5%) pacientes com alzheimer. A faixa etária foi dividida em adulto e criança até 18 anos, 14 (87,5%) dos pacientes são adultos e 3 (18,7%) possui úlcera de pressão (UP), sendo 2 (12,5%) pacientes com UP leves e 1( 6,3%) paciente com UP moderada que foram a óbito. Durante o estudo tiveram 4 (25%) óbitos domiciliares.

Considerações finais

Considerações finais: a análise revelou que os pacientes frequentemente enfrentam altos níveis de complexidade nos cuidados. Compreender o perfil dos pacientes ajudará a aprimorar os cuidados paliativos na atenção domiciliar, ajustando os serviços às necessidades reais da população e melhorando a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.

Vasconcelos GB, Pereira PM. Cuidados paliativos em atenção domiciliar: uma revisão bibliográfica. Revista Adm Saúde, 2018;18(70).

Área

Modalidades de atendimento

Autores

ISABELLE CAROLLINE VERISSIMO DE FARIAS, ELEN DOS SANTOS CATUNDA, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB, LARA MARIA CATUNDA MUNIZ MONTEIRO