Dados do Trabalho
Título
CONHECIMENTO DE FISIOTERAPEUTAS INTENSIVISTAS SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Os cuidados paliativos centram-se no manejo eficaz da dor e de outros sintomas existentes, bem como cuidar dos aspectos sociais, psicológicos e espirituais dos pacientes e seus familiares que enfrentam doenças ameaçadoras da vida. Entretanto, um dos grandes desafios para equipe de saúde que assiste o paciente é realizar uma avaliação correta quanto à indicação de paliação e tipo de abordagem.
Objetivo e Método
OBJETIVO: Evidenciar o conhecimento de fisioterapeutas intensivistas sobre cuidados paliativos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de campo descritivo, de caráter quantitativo. Realizado no período de novembro de 2023 a agosto de 2024, por meios virtuais de comunicação com fisioterapeutas intensivistas adulto, atuantes em unidades públicas e privadas, na cidade de Fortaleza. A coleta de dados foi realizada através de um questionário eletrônico desenvolvido pelas pesquisadoras através da plataforma online Google Forms. O instrumento com perguntas objetivas composto por questões relacionadas aos dados do profissional, conhecimentos gerais sobre cuidados paliativos e participação na assistência dentro do campo de atuação dos participantes. Os dados foram coletados e armazenados no Microsoft office excel e analisados através do software Jamovi versão 2.3.2. A coleta de dados foi realizada mediante aprovação do comitê de ética e pesquisa parecer nº 6.678.011.
Resultados
Participaram do estudo 85 fisioterapeutas. Com 87,1% do sexo feminino, com predominância de idade entre 22 a 32 anos. Com tempo de formação predominante de mais de 20 anos. Apenas 14,1% dos participantes possuem formação ou especialização em cuidados paliativos. Sobre os assuntos abordados, inclui-se a definição de cuidados paliativos onde houve acerto por 100% dos participantes, sobre quem toma as decisões dentro dessa abordagem 47,1% citaram o paciente e a equipe, 30,6% o paciente e a família e apenas 2,4% o paciente. A questão à respeito das diretivas assertivas de vontade as escolhas foram bem divergentes. Entre os pilares da abordagem paliativa, o controle adequado de sintomas e comunização eficaz foi considerado o mais importante com 37,6% e apenas 2,4% dos participantes definiram extubação paliativa como procedimento de retirada do tubo para acelerar a morte do paciente.
Conclusão/Considerações finais
A educação continuada é uma realidade que deve ser perpetuada entre os profissionais, com a finalidade de promover através de suas capacidades técnico-científicas, humanas e morais uma abordagem coerente, resolutiva e responsável.
Referências
DE SOUZA, Ingrid Gomes; DE OLIVEIRA NOGUEIRA, Valnice. Conhecimento do fisioterapeuta intensivista sobre cuidados paliativos. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, p. e523111638395-e523111638395, 2022.
MARQUES, Clébya Candeia de et al. Cuidados paliativos: Compreensão de fisioterapeutas que atuam em unidade de terapia intensiva. 2019.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Fisioterapia; Educação em Saúde
Área
Outras áreas
Instituições
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS - Ceará - Brasil
Autores
RAYANE FABRÍCIO ALVES, ANDREA STOPIGLIA GUEDES BRAIDE, MÁRCIA CARDINALLE CORREIA VIANA