Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇAO PERMANENTE E COMUNIDADES COMPASSIVAS: INSIGHTS SOBRE ATIVIDADES DE ENSINO E ACESSIBILIDADE AOS CUIDADOS PALIATIVOS NO SUS
Apresentação do caso
A educação permanente em Cuidados Paliativos favorece a promoção de estratégias e reflexões críticas fundamentadas na realidade dos pacientes. Ela integra a aprendizagem e o ensino no contexto dos serviços, abordando as transformações nas práticas de trabalho relacionadas ao cuidado no fim de vida e ao reconhecimento dos aspectos biopsicossociais nesse processo. A segunda edição do Simpósio de Cuidados Paliativos da FLF de 2023, alinhado com a campanha mundial “Comunidades Compassivas: Juntos para Cuidados Paliativos”, concentrou-se na acessibilidade aos cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve como principais objetivos promover a educação e a informação sobre cuidados paliativos, desenvolver habilidades tecnológicas, interventivas e de comunicação, e integrar a comunidade acadêmica com diferentes categorias profissionais. O evento manteve sua abordagem transdisciplinar e foi coordenado por duas docentes dos cursos de Psicologia e Enfermagem em uma instituição de ensino superior privada, localizada em Sobral, na Região Norte do Ceará. A inclusão de uma poetisa, um familiar com experiência em cuidados paliativos, docentes, residentes, profissionais da área proporcionou uma diversidade de perspectivas e contribuições, enriquecendo a compreensão e a integração dos cuidados paliativos.
Discussão
A inclusão de uma ampla gama de temas permitiu uma análise multifacetada das práticas e desafios dos cuidados paliativos. As apresentações poéticas e as reflexões críticas abordaram as complexidades do SUS e destacaram a importância de uma abordagem sensível e adaptada às necessidades dos pacientes. A conceitualização das Comunidades Compassivas forneceu uma fundamentação teórica para compreender como o suporte comunitário pode ser integrado aos cuidados paliativos, enquanto as discussões sobre as interações entre diferentes níveis de atendimento e as experiências práticas dos residentes ofereceram uma visão prática e aplicada dos conceitos discutidos.
Considerações finais
Constata-se a relevância da educação continuada em cuidados paliativos para a melhoria da acessibilidade e da qualidade dos cuidados oferecidos no SUS, ressaltando que a formação contínua e o aprimoramento das habilidades profissionais são essenciais para uma prática mais integrada e sensível às necessidades dos pacientes.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Educação Permanente; Comunidades Compassivas
Área
Outras áreas
Autores
IANE XIMENES TEIXEIRA, CAMILA MARIA DE OLIVEIRA RAMOS