Dados do Trabalho
Título
A REABILITAÇAO CARDIOVASCULAR: UMA ESTRATEGIA DO CUIDADO PALIATIVO NA ATENÇAO PRIMARIA PARA TRATAR INSUFICIENCIA CARDIACA
Introdução
INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde descreve o cuidado paliativo como uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes adultos e de suas famílias que estão enfrentando problemas associados com doenças ameaçadoras da vida. Como o cuidado paliativo previne e alivia o sofrimento através de uma identificação precoce, avaliação adequada e tratamento especifico de ordem física, psicossocial e espiritual, descreve-se aqui a resposta do programa de Reabilitação cardiovascular ambulatorial como estratégia de cuidado para pessoas com insuficiência cardíaca e limitações da capacidade funcional.
Objetivo e Método
OBJETIVO: identificar os efeitos globais de um programa de Reabilitação cardiovascular como tratamento paliativo de insuficiência cardíaca. METODOLOGIA: Através de acompanhamento de pessoas com insuficiência cardíaca grau II e III com estabilidade hemodinâmica, num serviço privado de reabilitação especializado na cidade de Fortaleza. Foi avaliado durante 90 dias a influência na qualidade de vida de 13 pessoas que estavam limitadas pela incapacidade funcional gerada por doença cardíaca coronariana com insuficiência cardíaca instalada há mais de um ano após procedimento intervencionista. Realizada em uma clínica privada especializada em fisioterapia, já se faz diferenciada no primeiro nível de atenção em saúde somando ações individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção e prevenção além da reabilitação. Participantes assinaram TCLE e responderam instrumentos SF36 e WHODAS. Autorizado pelo CEP n.95/2020, 466/12.
Resultados
Como principal porta de entrada para cuidar da saúde fragilizada, na atenção primária especializada é possível garantir a reabilitação com continuidade da atenção e humanização. O cuidado paliativo foi integrado desde o cuidado domiciliar. O programa de reabilitação promove ganho funcional, troca de experiências e socialização entre pessoas com insuficiência cardíaca. Com essa interação o tratamento especializado otimiza a rotina de atendimento e faz a diferença ao oferecer uma abordagem paliativa qualificada.
Conclusão/Considerações finais
Como meio de promover a saúde, prevenir o agravo e reabilitar para reduzir danos, entende-se que através do protocolo de reabilitação cardiovascular para insuficiência cardíaca, foi possível acompanhar a cronicidade da doença instalada, sua evolução e controle dos sinais e sintomas de forma individualizada mas oportunizando estímulo coletivo, uma melhor qualidade de vida por meio de práticas do cuidado paliativo integrado e qualificado.
Referências
Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular – 2020.Arq Bras Cardiol. 2020; 114(5):943-987.
Cuidados Paliativos na Atenção Primária. Ministério da Saúde-MS /gov.br 2023
ANDRADE, Fernanda. Diretriz de Insuficiência Cardíaca: mais do mesmo? AFYA,2024
Palavras Chave
REABILITAÇÃO CARDOVASCULAR; REDUÇÃO DE DANOS; Cuidados Paliativos
Área
Modalidades de atendimento
Autores
ANDREA STOPIGLIA GUEDES BRAIDE, SABRINA REIS BEZERRA, YASMIN DE AZEVEDO MUNIZ, RAYANE FABRICIO ALVES, TATIANA HOLANDA COSTA, MIRIAN RUTY DOS SANTOS TELÊMACO MOURA