X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

“ALIVE: SOBRE VIVER” – UMA HQ SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS

Introdução

Pacientes pediátricos em cuidados paliativos e suas famílias passam por diversas etapas durante o processo de saúde-doença, passando por conferências familiares com a equipe multidisciplinar, perpassam questões como o luto antecipatório, dúvidas sobre a situação de saúde e tratamentos, questões acerca do futuro e incertezas são questões durante o acompanhamento em cuidados paliativos [1,2]. Assim, histórias em quadrinhos (HQ) podem ser utilizadas como ferramentas na interação lúdica entre o leitor e o texto, permitindo descobertas mediadas pela imaginação, proporcionando a realização de um processo de assistência humanizado, permitindo ao leitor a compreensão sobre a própria saúde e o processamento de sentimentos, receios e angústias [3]. Além disso possibilitando o desenvolvimento de um papel ativo durante a própria assistência, bem como possibilidades de compreensão e tomada de atitudes diferentes frente às situações vivenciadas, permitindo integração entre profissionais, criança, acompanhante [4, 5].

Objetivo e Método

Assim, objetivou-se desenvolver uma HQ sobre um paciente em cuidados paliativos, no contexto do brinquedo terapêutico instrucional, explorando sonhos, objetivos, possibilidades de futuro, controle de doença de base, de sintomas e sobre a finitude da vida. O material será disponibilizado a pacientes pediátricos e seus responsáveis do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A HQ foi desenvolvida por meio do sítio eletrônico Pixton para disponibilização por e-book [6]. O sitio tinha a limitação de menor idade, 7 anos, portanto não foi possível a construção de personagens lactentes e em idade pré-escolar.

Resultados

Obteve-se uma história em quadrinhos, intitulada “Alive: sobre viver” com um personagem principal de 7 anos, que possui uma doença crônica ameaçadora de vida, a qual não foi especificada, com o objetivo de focar no entendimento do paciente a finitude da vida e das infinitas possibilidades que possui. Além disso, a HQ discorre também sobre a necessidade de utilizar medicamentos para controle de sua doença de base e de sintomas por meio de figuras instrutivas, autoexplicativas e que divulgam o conhecimento.

Conclusão/Considerações finais

Por fim, a utilização de histórias em quadrinhos mostra-se uma ferramenta que pode ser utilizada para fornecer aos pacientes infanto-juvenis e aos seus responsáveis uma possibilidade de conhecer melhor sobre o que é ser um paciente em cuidados paliativos e desmistificar conceitos culturalmente construídos sobre a finitude da vida de forma lúdica.

Referências

[1] IGLESIAS, Simone; ZOLLNER, Ana; CONSTANTINO, Clóvis. Cuidados paliativos pediátricos. 2016.
[2] VALADARES, Maria Thereza Macedo; MOTA, Joaquim Antônio César; OLIVEIRA, Benigna Maria de. Cuidados paliativos em pediatria: uma revisão. Revista Bioética, v. 21, p. 486-493, 2013.
[3] ROLIM, Karla Maria Carneiro et al. História em quadradinhos: tecnologia em saúde para a humanização da assistência à criança hospitalizada. Revista de Enfermagem Referência, v. 4, n. 14, p. 69-77, 2017.
[4] SILVA, Sílvia Helena da et al. Humanização em pediatria: o brinquedo como recurso na assistência de enfermagem à criança hospitalizada. Pediatr. mod, 2010.
[5] CATRIB, Paula Regina Virginio Moraes de; OLIVEIRA, Isabel Cristina dos Santos. The nursing team strategies for children with communicable diseases. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 21, p. 103-111, 2012.
[6] PIXTON. Página inicial. Disponível em: < https://app.pixton.com/#/>. Acesso em: 15 de set. de 2024.

Palavras Chave

HQ; Cuidados Paliativos; Pediatria

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Hospital Universitário Onofre Lopes - Rio Grande do Norte - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

MATHEUS CARDOSO OLIVEIRA, MARIA GABRIELLA MADRUGA MACÊDO, KAROLAYNE NAYANNE MARTINS OLIVEIRA, EDUARDA VALERIA FREITAS MORAIS, VERIDIANO JÚNIOR DANTAS