X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS E ESTRATEGIAS NA REALIZAÇAO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM FAVELAS: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOB O OLHAR DA EXTENSAO UNIVERSITARIA.

Introdução

No contexto dos desafios relacionados às fissuras nos Determinantes Sociais de Saúde (DSS), os usuários das Favelas da Rocinha e do Vidigal encontram dificuldades em receber ou continuar tratamento paliativo. Sendo assim, é nesse ambiente de alta vulnerabilidade, que os extensionistas universitários observam e aprendem estratégias que funcionam como apoio no suporte de cuidados paliativos no local.

Objetivo e Método

Relatar os desafios enfrentados, sob a ótica da extensão universitária, no exercício da assistência paliativa para moradores das Favelas do Rio de Janeiro.

Trata-se de um relato de experiência com a participação ativa de estudantes de graduação no projeto de extensão universitária “Comunidade Compassiva”. O trabalho desenvolvido nas favelas da Rocinha e Vidigal inclui visitas domiciliares, observação direta, escuta ativa, atendimento e discussões de casos clínicos com equipes multi, doação de materiais, oficinas “Cuidando do cuidador”, conferências familiares, curso de formação para “agentes compassivos”, além de reuniões com clínicas da família locais.

Resultados

Desafios no reconhecimento e acesso aos usuários elegíveis, ausência de uma rede de apoio, seja familiar ou não, dificuldades na interface com a Rede de Atenção à Saúde e a alta fragilidade financeira das famílias são realidades enfrentadas pelo projeto. Neste cenário, através das ações realizadas, é possível observar uma favela que cuida da própria favela, as trocas de saberes entre o meio acadêmico e a sociedade local, o itinerário clínico do paciente menos burocrático, família e usuário com melhor letramento em saúde, além de recebimento de doações, que diminuem os gastos financeiros do usuário. Desse modo, em adição,, os extensionistas aprendem na prática a assistir nesse contexto e agregar habilidades na sua formação acadêmica.

Conclusão/Considerações finais

O projeto permite aos estudantes ver e reconhecer os desafios no acesso aos cuidados paliativos em áreas de alta vulnerabilidade social, além de ensinarem a traçar estratégias de solução em saúde. Sob essa ótica, ações que integrem a academia e a comunidade, contribuindo para uma sociedade mais compassiva e solidária.

Referências

Mesquita, Maria Gefé da Rosa, et al. "Comunidade compassiva de favela: ampliando o acesso aos cuidados paliativos no Brasil." Revista da Escola de Enfermagem da USP 57 (2023): e20220432.

Silva, Alexandre Ernesto, et al. "Cuidados paliativos em favelas no Brasil: Uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10.6 (2021): e55110616183-e55110616183.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Extensão universitária; favela

Área

Outras áreas

Autores

RAFAELA DA MOTA DOMINGUES, ISABELLE ARAÚJO ROSA, JANAINA NASCIMENTO SANTOS NASCIMENTO, LIANA AMORIM CORREA TROTTE, MATEUS MONTEIRO BARBOSA, MARIA GEFÉ DA ROSA MESQUITA