Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS EM RECEM-NASCIDOS COM DOENÇAS NEUROLOGICAS: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
Os cuidados paliativos neonatais buscam assegurar a melhora da qualidade de vida aos pacientes e suas famílias por meio de alívio dos sintomas físicos, psicológicos e espirituais. Entre os anos de 2010 e 2022 foram registrados 37.126.352 nascidos vivos dos quais 309.140 (0,83%) apresentaram alguma anomalia congênita, como anencefalia, holoprosencefalia, hidrocefalia e mielomeningocele, os quais fazem parte da lista de diagnósticos passíveis de acompanhamento nos cuidados paliativos neonatais.
Objetivo e Método
Este trabalho tem como objetivo descrever atuações de uma equipe multiprofissional ao recém-nascido com doença neurológica em uma unidade semi-intensiva neonatal.
Método: Trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Baseia-se em experiências vivenciadas por uma equipe multiprofissional durante o rodízio da residência em uma unidade semi-intensiva neonatal durante o mês de abril de 2024. A unidade em questão faz parte do maior Hospital Público do Norte e Nordeste, oficialmente Centro de Referência de Alta Complexidade em neurologia e cirurgia neonatal.
Resultados
Os cuidados prestados pela equipe foram a quatro mãos, respeitando o mínimo manuseio, cuidados contingentes, a fim de proporcionar o neurodesenvolvimento adequado aos RNs, realização de curativos, prevenção de lesões, monitorização e controle dos sinais vitais, manutenção do aquecimento de berços e incubadoras, cuidados com a dieta e dispositivos, medidas de segurança do paciente, posicionamento, manejo de oxigenoterapia, estimulação sensório motor e estímulo vestibular, quando possuíam indicação, promoção de educação em saúde, oferecimento de um espaço de escuta e continência para acolher o sofrimento e temores dos familiares, assim como facilitar a comunicação entre família e equipe assistencial.
Conclusão/Considerações finais
O reconhecimento dos limites e possibilidades de cuidado do paciente, família e equipe é o ponto crucial para uma assistência humanizada. Mais do que habilidades técnicas para diagnosticar e tratar e além de informações sobre a doença e tratamento, os cuidados paliativos neonatais enfatiza que a relação da família com os profissionais de saúde seja alicerçada na compaixão, humildade, respeito e empatia. Assim, a comunicação se caracteriza como elemento central no contexto dos cuidados paliativos, de modo que se torna necessário desenvolver uma comunicação efetiva entre todos os envolvidos.
Referências
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Análise da situação epidemiológica das anomalias congênitas no Brasil, 2010 a 2022. Boletim Epidemiológico | Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente | Ministério da Saúde Volume 55 | N.º 6 | 3 Mar. 2024
Palavras Chave
Cuidados Paliativos neonatal; Equipe Multiprofissional; Doenças neurológicas
Área
Outras áreas
Instituições
Hospital Geral Roberto Santos - Bahia - Brasil
Autores
ANDREA OLIVEIRA DE SOUZA, FERNANDA ANDRADE VIEIRA, RAFAEL REIS LIMA, TATIANA ELOY DOS SANTOS