Dados do Trabalho
Título
A IMPORTANCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS PRIMARIOS NO MANEJO DE PACIENTES COM SEQUELA DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NO CONTEXTO DA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC), pode ser do tipo hemorrágico ou isquêmico, resultando em uma disfunção cerebral que pode causar sequelas irreversíveis e impactos negativos na qualidade de vida desses pacientes e de seus familiares. Nesse contexto, pacientes acometidos com AVC beneficiam-se de acompanhamento em Cuidados Paliativos (CP) Primários, uma vez que apresentam doença grave, ameaçadora à vida, com grande potencial de sequelas físicas, psicológicas, espirituais e sociais, sendo essa prática cada vez mais necessária no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) com foco na reabilitação e acompanhamento multiprofissional.
Objetivo e Método
Visita Domiciliar realizada por Acadêmicos de Medicina do 2º período de um Centro Universitário do Município de Campina Grande/PB com o intuito de conhecer os impactos causados em seus pacientes e em seus familiares pelas sequelas do AVC.
Resultados
Durante o atendimento observou-se que os pacientes focam principalmente nas queixas físicas, como a dor neuropática, a disartria e a descompensação de suas doenças crônicas, entretanto, paralelamente a isso, percebeu-se, associado a perda progressiva de funcionalidade, a presença de choro fácil e fáceis entristecidas. Além disso, notou-se que a família apresentava-se sobrecarregada, devido à mudança na dinâmica familiar, às questões socioeconômicas, como desemprego, e à necessidade de cuidados intensos com o paciente. Neste contexto, é perceptível a insuficiência de mecanismos na APS que auxiliem a prática dos CP nesse perfil de pacientes, pois esta atua em todas as fases do ciclo de vida, sendo agente fundamental na reabilitação e na reinserção desses pacientes na sociedade.
Conclusão/Considerações finais
Desse modo, podemos constatar por meio deste atendimento domiciliar os impactos da sequela do AVC na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, sendo imprescindível a prática dos CP primários com auxílio das equipes multidisciplinares na reabilitação deste agravo e no suporte familiar.
Referências
1. AVC. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/avc#:~:text=O%20Acidente%20Vascular%20Cerebral%20(AVC,interna%C3%A7%C3%B5es%20em%20todo%20o%20mundo.>. Acesso em: 16 set. 2024.
2. CARVALHO, Ricardo Tavares de; ROCHA, Juraci A.; FRANCK, Ednalda M.; e outros. Manual da residência de cuidados paliativos: abordagem multidisciplinar . Barueri: Editora Manole, 2022. E-book. ISBN 9786555767735. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555767735/. Acesso em: 15 set. 2024.
3. MENDONÇA, Karine R. Princípios dos cuidados paliativos . Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595027558. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027558/. Acesso em: 15 set. 2024.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Acidente Vascular Cerebral; Atenção Primária à Saúde
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Centro Universitário Facisa - Paraíba - Brasil
Autores
CLARA LUIZA CHAVES DE OLIVEIRA, BÁRBARA CHAVES ALVES DE OLIVEIRA, RAOUL COSTA PRACIANO SAMPAIO