Dados do Trabalho
Título
FORMAÇAO EM CUIDADOS PALIATIVOS EM INTERFACE COM A PSICANALISE: O PSICANALISTA E O DESEJO DA INTERDISCIPLINARIDADE.
Apresentação do caso
O trabalho interdisciplinar tem sido cada vez mais convocado nas instituições de saúde e a entrada de psicanalistas nesses espaços possibilitou o trabalho de escuta clínica do mal-estar pela perda da funcionalidade do corpo, pelo retorno da dependência ao outro e pelo medo da finitude. O trabalho do psicanalista é oferecer suporte ao que há de mais íntimo para alguém, assim, a inserção de psicanalistas em equipes e práticas paliativas auxilia o sujeito na representação da doença e da morte e no deslizamento de uma posição de fechamento para uma abertura à elaboração. O intuito deste trabalho é apresentar as repercussões da formação de psicanalistas em Cuidados Paliativos. Este é um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência., alicerçado na teoria psicanalítica e nos Cuidados Paliativos.
Discussão
O curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos em interface com a Psicanálise iniciou em janeiro de 2022, sendo concluído em junho de 2023, com 18 módulos de 20 horas/aula e encontros aos sábados e aos domingos. Houve a participação de docentes graduados em Medicina, Psicologia, Serviço Social, Direito, Fonoaudiologia e Sociologia que trabalham como psicanalistas ou que tem algum diálogo com a Psicanálise. Participaram 10 discentes das áreas da Medicina, Psicologia, Direito e Pedagogia, alguns atuavam em instituições de saúde pública ou suplementar iniciando ou em percurso na formação em psicanálise; outros eram psicanalistas com atuação exclusiva em consultório. Durante o período da formação, a coordenação do curso fez o acompanhamento de cada aluno, avaliando à implicação com o curso e os efeitos psíquicos de alguns conteúdos abordados em cada módulo. Vale ressaltar que a análise pessoal é um requisito da formação dos psicanalistas, deste modo, todos os discentes estavam em análise nestes dois anos, sendo este um contexto profícuo para a abordagem de conteúdos sensíveis.
Considerações finais
Os discentes que estavam em instituições de saúde relataram a implementação imediata dos conhecimentos aprendidos na pós-graduação no cotidiano do trabalho. Aqueles que estavam somente em consultório relataram uma ampliação da sensibilidade terapêutica para a escuta de demandas dos pacientes relacionadas à necessidade de cuidados continuados em saúde.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; EDUCAÇÃO CONTINUADA; Psicanálise
Área
Outras áreas
Autores
JULIANA HILARIO MARANHAO, JOYCE HILARIO MARANHAO, KARINA MARINHO SILVEIRA, LAURO ALOYSIO CARACAS NETO, ANA FELÍCIA CARACAS BASTOS