X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

REVOLUÇAO NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM HOSPITAL UNIVERSITARIO: EXPANSAO DA ATUAÇAO DA COMISSAO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO SETOR ONCOLOGICO AO HOSPITAL GERAL EM 365 DIAS.

Introdução

Os cuidados paliativos transcendem o paciente oncológico, abrangendo uma abordagem holística e interdisciplinar que visa melhorar a qualidade de vida de todos os pacientes (crianças, adultos e pessoas idosas) com doenças potencialmente ameaçadoras a vida. Em 365 dias, foi realizada a expansão de cobertura assistencial da comissao de cuidados paliativos de 30 leitos especializados em oncologia para 283 leitos gerais em um hospital universitário, refletindo um aumento significativo na capacidade assistencial. Essa ampliação resultou em um aumento de 318% no volume de pareceres entre o primeiro e o segundo semestre da implementação, demonstrando a crescente demanda e a importância dos cuidados paliativos em um contexto hospitalar mais amplo.

Objetivo e Método

Descrever o processo de expansão da comissão de cuidados paliativos no período de 365 (Agosto de 2023 a Agosto 2024), que permitiu aumentar significativamente a capacidade assistencial para pacientes adultos, abrangendo um volume maior de atendimentos e melhorando a qualidade dos cuidados prestados.
Estudo descritivo com linha temporal, analisando dados coletados ao longo de 365 dias sobre a expansão da cobertura assistencial da comissão de cuidados paliativos de 30 para 283 leitos gerais em um hospital universitário.

Resultados

Entre 1º de agosto de 2023 e julho de 2024, foram solicitados 138 pareceres em cuidados paliativos, sendo 33 no primeiro semestre e 105 no segundo semestre. A média de idade dos pacientes foi de 63,1 anos, com predominância feminina (63,9%). As cinco especialidades que mais solicitaram pareceres foram: Oncologia (21,5%), Cirurgia Oncológica (14,7%), Gastroenterologia (12,7%), Cardiologia (8,8%) e Pneumologia (6,8%). Em outubro de 2023, um simpósio de cuidados paliativos foi realizado, contribuindo para a formalização dos pareceres e reduzindo as solicitações informais. Este evento destacou a importância da cultura de cuidados paliativos e da integração multidisciplinar.

Conclusão/Considerações finais

A expansão da Comissão de Cuidados Paliativos do setor oncológico para o hospital geral em 365 dias melhorou a qualidade de vida dos pacientes com doenças graves. A ampliação de 30 para 283 leitos e o aumento de 318% nos pareceres mostram a crescente demanda e importância dos cuidados paliativos. Este processo aumentou a capacidade assistencial e promoveu uma abordagem holística e interdisciplinar, beneficiando pacientes de diversas especialidades. Um simpósio em outubro de 2023 formalizou e disseminou essas práticas.

Referências

1.VAN DOORNE, Iris et al. Current practice of hospital-based palliative care teams: Advance care planning in advanced stages of disease: A retrospective observational study. Plos one, v. 19, n. 2, p. e0288514, 2024.
2. SANDERS, Justin J. et al. Palliative care for patients with cancer: ASCO guideline update. Journal of Clinical Oncology, p. JCO. 24.00542, 2024.
3. CARDOSO, Daniela Habekost et al. Cuidados paliativos na assistência hospitalar: a vivência de uma equipe multiprofissional. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 22, p. 1134-1141, 2013.
4. HERMES, Hélida Ribeiro; LAMARCA, Isabel Cristina Arruda. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 2577-2588, 2013.

Palavras Chave

Hospital Geral; expansao de serviço; Comissao Cuidados Paliativos

Área

Modalidades de atendimento

Autores

JULIANO SILVEIRA ARAUJO, RAPHAEL NEPOMUCENO GALVAO SANTOS, TERENA FERREIRA SOUTO BENTES, LAIS ABREU BASTOS BENEVOLO, HELENA TEIXEIRA ARAUJO RAMOS, ELIANE PEREIRA DA SILVA