X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DO INICIO AO FIM: RELATO DE EXPERIENCIA DO ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL DE PACIENTES COM CANCER DE MAMA NOS AMBULATORIOS DE MASTOLOGIA, ONCOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS.

Introdução

Promover qualidade de vida e conforto aos pacientes com condições ameaçadoras de vida atravessa as diversas especialidades médicas, níveis de complexidade e assistência em saúde.

Objetivo e Método

Dessa forma, considerando que os conhecimentos, habilidades e atitudes acerca dos Cuidados Paliativos devem ser iniciados precocemente na linha de cuidado do paciente, o objetivo do presente trabalho é relatar as vivências de estudantes de Medicina, vinculados a uma Liga Acadêmica, numa Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no interior da Bahia. As atividades ocorreram entre agosto de 2023 e agosto de 2024. Geralmente, com periodicidade quinzenal, ocorria o acompanhamento ambulatorial e cirúrgico de Mastologia. Enquanto os atendimentos em Oncologia e Cuidados Paliativos eram realizados semanalmente.

Resultados

O acompanhamento simultâneo nestes serviços possibilitou o seguimento de diversos quadros clínicos, desde pacientes com resposta patológica completa após o tratamento com quimioterapia neoadjuvante, até aqueles com recidiva, progressão de doença, falhas nas opções terapêuticas subsequentes e falecimento. Ademais, vivenciou-se a comunicação de más notícias, a prescrição de medidas terapêuticas para o alívio dos sintomas, diálogos com o paciente sobre o processo de vida e morte e visita à beira leito do paciente em fim de vida. Também foi possível observar o aumento da confiança e bem estar dos pacientes na construção de diretivas antecipadas de cuidado em uma fase precoce da assistência paliativa.

Conclusão/Considerações finais

O acompanhamento ambulatorial longitudinal permitiu desenvolver e aperfeiçoar condutas referentes à humanização do cuidado com compaixão, ética e integridade profissional. Outrossim, fortaleceu o embasamento teórico das escolhas terapêuticas e controle de sintomas, acarretando em saberes que irão reverberar na formação pessoal, trajetória acadêmica e futura prática profissional. Sendo assim, a inserção de componentes relacionados aos Cuidados Paliativos na grade curricular no curso de medicina se mostra essencial para uma formação médica integral e de qualidade.

Palavras Chave

Educação Médica; Diretivas Antecipadas de vontade; Extensão universitária

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

CALINE MELO SANTOS, JOÃO CLÁUDIO BARRETO NEIVA, YASMIN FERREIRA CAPRINI, MOISÉS ESTÁCIO FERNANDES MAIA, LEONARDO OLIVEIRA SOARES, MICAEL ALMEIDA DA SILVA