Dados do Trabalho
Título
A INSERÇAO DA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM UMA COMISSAO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL PUBLICO DE ALTA COMPLEXIDADE: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
A inserção da residência multiprofissional na comissão de cuidados paliativos teve início em 2023 com o Programa Multiprofissional Integrado em Saúde Hospitalar em colaboração com a Coordenação da Residência Multiprofissional (COREMU) da instituição. Esta comissão atua com interconsulta, a partir da solicitação médica. Este programa de residência contou com sete residentes das categorias de enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição, divididos em duas equipes. Nesta inserção o rodízio ocorreu concomitante ao rodízio nas enfermarias de clínica médica, onde há um perfil de pacientes crônicos. O hospital em questão possui mais de 640 leitos, distribuídos entre emergência, enfermarias e UTIs.
Objetivo e Método
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de inserção da residência multiprofissional em uma comissão de cuidados paliativos de um hospital público de alta complexidade. Método: Consiste em um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, caracterizado como relato de experiência, desenvolvido a partir do rodízio de uma equipe multiprofissional na comissão de cuidados paliativos da referida instituição no período de julho a setembro de 2023. Como forma de registro das atividades vivenciadas foi utilizado o portfólio acadêmico.
Resultados
Dentre as atividades realizadas destacam-se: avaliação e acompanhamento dos pacientes; visitas multiprofissionais aos pacientes; conferência familiar juntamente com a equipe médica da unidade onde o paciente está internado, o trabalho com o luto antecipatório, confecção de caixa de memórias, discussões sobre temas relacionados à área, como o Diagrama de Avaliação Multidimensional (DAM), dor total, hipodermóclise e extubação paliativa; educação continuada em conjunto com a equipe da educação permanente do hospital.
Conclusão/Considerações finais
A inserção dos residentes através do rodízio na comissão de cuidados paliativos ofereceu uma oportunidade multiprofissional de atuação através de um modelo de cuidado que compreende o paciente como um ser biográfico, mais que um ser simplesmente biológico, onde o objetivo comum é garantir que as diferentes necessidades de pacientes e familiares possam ser reconhecidas e atendidas, esclarecendo condutas de acordo com cada área de atuação. Ou seja, uma experiência de aprendizado ímpar no processo de formação na Residência Multiprofissional, favorecendo a aproximação com os desafios inerentes ao estágio final da vida e compreendendo o ‘cuidar’ como o farol condutor da prática profissional daqueles que atuam nesse campo.
Referências
Kovács, M. J. (2008). Educação para a morte: temas e reflexões. 2 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Kübler-Ross, E. (2017). Sobre a morte e o morrer: o que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, religiosos e aos seus próprios parentes. Martins Fontes.
Remedi, P. P.; Mello, D. F.; Menossi, M. J.; Lima, R. A. G. (2009). Cuidados paliativos para adolescentes com câncer: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 62 (1), 107-12, Brasília, Fev.
Palavras Chave
Residência Multiprofissional; comissão de cuidados paliativos; Educação para a morte
Área
Outras áreas
Instituições
HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS - Bahia - Brasil
Autores
RAFAEL REIS LIMA, FERNANDA ANDRADE VIEIRA, ANDREA OLIVEIRA DE SOUZA