Dados do Trabalho
Título
O USO DE INFOGRAFICOS COMO METODOLOGIA NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇAO DE CUIDADOS PALIATIVOS NO CURSO DE GRADUAÇAO MEDICA: DAS PRATICAS PRECOCES AO FIM DE VIDA
Introdução
No mundo, mais de 23 milhões de pessoas apresentam Insuficiência Cardíaca (IC) e, no Brasil, aproximadamente 2 milhões. Desde o diagnóstico, a IC representa uma ameaça à vida e tende a se agravar com o tempo. Em 2015, a OMS declarou a inclusão dos portadores de IC como primeira demanda de CP. Entretanto, por ser uma área de atuação nova e com falta de especialistas nas unidades de saúde, observa-se ainda uma falta de conhecimento não só dos profissionais de saúde, como dos pacientes, em relação à indicação de CP, o que dificulta a sua aceitação e utilização precoce no curso da doença. Recentemente, no Brasil, a Resolução CNE/CES 3, de 2022, reconheceu a importância da inclusão de CP no currículo da Medicina, demandando competências específicas em comunicação compassiva e manejo de sintomas.
Objetivo e Método
A partir da avaliação do conhecimento dos alunos em diferentes níveis de graduação acerca do tema "Cuidados Paliativos na Insuficiência Cardíaca", por meio de um questionário semiestruturado, com abordagens quantitativas e qualitativas, sensibilizar e aprofundar as percepções dos alunos, pacientes e cuidadores, por meio da criação de materiais educativos pelo grupo de docentes e discentes.
Resultados
Criação de quatro infográficos com a finalidade de (1) divulgar o tema como tópico de discussão em Plano de Aulas na graduação, (2) auxiliar o encaminhamento precoce dos pacientes com IC aos CP na Atenção Primária, (3) assegurar notificação aos docentes e internos para a qualificação das práticas com identificação e aplicação dos CP aos pacientes em fim de vida nas unidades fechadas e, (4) divulgar as rodas de conversa de CP na IC aos pacientes e familiares na Atenção Primária. A criação de infográficos facilitou a integração dos diferentes níveis de graduação e interdisciplinaridade no eixo de Cuidados Paliativos, compondo Rodas de Conversa nos primeiros anos de graduação na abordagem da Saúde Coletiva, atendimento ambulatorial de pacientes com IC na abordagem de CP precoce na Atenção Primária e, atendimento de demandas de fim de vida em unidades fechadas.
Conclusão/Considerações finais
A premissa da inclusão de CP nos cursos de Medicina revelou a necessidade de identificar metodologias inovadoras que promovam a aquisição de competências de docentes e discentes para a comunicação compassiva e para o desenvolvimento de planos de cuidados sobre a perspectiva paliativa, identificando possíveis entraves à sua efetiva implementação no Projeto Pedagógico de Curso, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; INSUFICIÊNCIA CARDÍACA; Educação Médica
Área
Outras áreas
Autores
LÍLIAN SOARES DA COSTA, FERNANDA PAIS MAINIERE, ANTONIO MONTEIRO DE CARVALHO MALHEIROS, ISABELA ASSED DE MIRANDA E SILVA, JULIA CATALDO MENDES DOMINGUES DOMINGUES, MARIA LUIZA DA COSTA MAUÉS CONDE