Dados do Trabalho
Título
Assistência domiciliar no cuidado paliativo domiciliar
Apresentação do caso
O presente relato de caso descreve o atendimento em domicílio de C.A.C em cuidados paliativos, 54 anos, acometida por tumor no reto, cujas condições apresentadas em seu ambiente domiciliar, bem como seu suporte familiar impactaram diretamente na qualidade dos seus cuidados, dificultando a obtenção de bons resultados em seu acompanhamento. Compreendendo-se o conceito de dor total, desenvolvido por Cicely Saunders e a importância da elaboração de um plano terapêutico singular, foram realizadas intervenções de caráter multiprofissional, junto à família, inicialmente, sem sucesso. Posteriormente, foi realizado seu encaminhamento a uma casa de apoio local, onde a paciente apresentou melhoras significativas em seu quadro. Atualmente, a equipe multidisciplinar prossegue com acompanhamento à família para preparar retorno da paciente ao lar, para continuidade aos seus cuidados.
Discussão
Ao longo do acompanhamento domiciliar, foi verificado que a residência apresentava precariedade na higienização, dificuldade dos cuidados prestados pelos familiares com o manuseio de bolsa de colostomia, curativo e ministração de remédios e alimentação. Tais situações, inviabilizaram a permanência da mesma no local.
Com a atuação da Equipe Multiprofissional de Apoio por meio da Assistente Social e Psicóloga, articulou-se um local provisório na cidade. Nesse ambiente, ao receber os cuidados mínimos de higiene pessoal e alimentação, continuou-se a assistência do SAD, com melhora significativa do quadro. Primou-se por manter o vínculo familiar, objetivando-se o preparo do domicílio e da família para o retorno da paciente. A mudança de ambiente foi necessária para evitar-se a hospitalização desnecessária e diminuir o risco de infecções.
Nesse momento, realiza-se intervenções junto aos familiares, no sentido de aprofundar as capacitações já realizadas, tentando-se fortalecer a rede de apoio, bem como aprimorar o suporte de higienização do ambiente e auxílio nos autocuidados, para preparar o retorno de C.A.C para o lar.
Considerações finais
Considerando-se o conceito de dor total e o impacto dos fatores ambientais no quadro do paciente, nota-se a importância do trabalho multiprofissional nas equipes de saúde, bem como a necessidade de articulação da rede em seus diversos níveis de cuidados. Por isso, faz-se imprescindível a oferta de apoio que garanta, não só o alivio da dor, mas acesso a qualidade de cuidados, apoio e dignidade, em seus diversos níveis de atenção em saúde.
Palavras Chave
Atenção Domiciliar; Dor total;
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
SAD - Minas Gerais - Brasil
Autores
MIRIAN FAGUNDES DOS SANTOS AGUIAR, ANANCYARA KÉSIA MOREIRA GUIMARÃES