X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO DE PROTOCOLO NUTRICIONAL PARA PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIENCIA VISANDO A MELHORIA NA QUALIDADE DA ASSISTENCIA HOSPITALAR

Apresentação do caso

A nutrição desempenha um papel crucial nos Cuidados Paliativos (CP), sendo importante estabelecer as necessidades nutricionais, calóricas, proteicas e hídricas dos pacientes, mas estas devem ser determinadas de acordo com sua aceitação, tolerância e sintomas. Assim, o objetivo da terapia nutricional vai além da garantia de ingestão adequada de nutrientes, visando promover conforto e qualidade de vida. A elaboração e implementação de protocolos assistenciais ajudam a minimizar a variabilidade das ações de cuidado e a garantir a qualificação dos profissionais de saúde.

Discussão

O protocolo foi proposto como atividade do rodízio na gerência de nutrição, dentro do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos de um hospital em Recife, PE. Foi elaborado em etapas: 1. Avaliação da funcionalidade e do prognóstico, a partir de escalas específicas; 2. Avaliação nutricional, considerando o prognóstico estipulado (> 90 dias, ≤ 90 dias, cuidado ao fim da vida), englobando triagem, anamnese nutricional e sinais e sintomas; 3. Atuação multiprofissional, promovendo discussão e definição do plano terapêutico e de condutas, de forma multi e, se possível, interdisciplinar; 4. Definição das necessidades nutricionais e da necessidade de terapia nutricional, com base no prognóstico. O protocolo foi elaborado baseando-se nas melhores evidências encontradas e a partir das dificuldades e desafios na assistência, como focar excessivamente em metas nutricionais, subestimar a importância da aceitação e tolerância, não considerar os sintomas relacionados à doença, não envolver o paciente nas decisões e não estimular a comunicação com a equipe e a família, além de ignorar aspectos psicológicos, emocionais, culturais e religiosos. Ao final da construção, o protocolo foi divulgado para os nutricionistas e especialistas em CP avaliarem e exporem suas críticas e melhorias.

Considerações finais

A expectativa é que o protocolo auxilie na gestão dos serviços, na execução dos fluxos e condutas dos profissionais, nos procedimentos clínicos e promova maior segurança e qualidade de vida aos pacientes em CP.
Bibliografia: 1. Duarte EC, Sousa RR, Feijó-Figueiredo MC, Pereira-Freire JA. Assistência nutricional para os cuidados paliativos de pacientes oncológicos: uma revisão integrativa. Revista de Atenção à Saúde. 2020 Jul 23;18(64). 2. INSTITUTO NACIONAL DE CANCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Consenso Nacional de Nutrição Oncológica - 2a ed. Rio de Janeiro: INCA, 2015.

Palavras Chave

Serviço Hospitalar de Nutrição; Cuidados Paliativos; ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE;

Área

Outras áreas

Autores

MARIA FERNANDA GUEDES DE ALBUQUERQUE MELO, FERNANDA CAVALCANTI FRANÇA, PATRICIA ALBUQUERQUE CHAVES, CAROLINA SANDY SILVA GOMES SENA