Dados do Trabalho
Título
EXPERIENCIAS DE NUTRICIONISTAS AO LIDAR COM PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Cuidados paliativos se concentram em proporcionar conforto e qualidade de vida a pacientes com doenças graves. O nutricionista é essencial na equipe multidisciplinar, adaptando a alimentação para gerenciar sintomas, como náuseas e perda de apetite. Essa intervenção ajuda a manter a nutrição e o bem-estar dos pacientes, promovendo um cuidado mais gentil e eficaz, que apoia também familiares e cuidadores.
Objetivo e Método
Descrever as experiências de nutricionistas ao lidar com pacientes em cuidados paliativos. Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado através de um questionário on-line por meio do formulário do Google Forms, encaminhado pelo WhatsApp para os profissionais de nutrição. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP-IMIP), com o CAAE 70699723.7.0000.5201. Todos os profissionais que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Resultados
Participaram do estudo 214 nutricionistas, com prevalência do sexo feminino (91%) com idade média de 32 anos, com a maioria procedente de Pernambuco (93%). Maior parte tinha de 1 a 5 anos de formados (48%), especialização ou pós-graduação (59%). Apenas 28% relataram terem tido aula de cuidados paliativos durante a graduação. Quando questionados se teriam dificuldade em lidar com o tema, 99% dos entrevistados afirmaram que sim. Sobre a vivência na prática clínica com cuidados paliativos, 89% dos participantes relataram que já tiveram, e estes, deixaram alguns relatos sobre essas experiências, como descritas a seguir: “Impactante e traumática pois não era uma área que tive preparação prévia e nunca ouvi falar na faculdade” (Participante 38). “Inicialmente muito difícil, pois não tinha conhecimento nem preparo técnico suficiente para cuidados paliativos. Depois de palestras e aulas que recebi do hospital passei a ter uma conduta melhor direcionada para lidar com situações de paliação” (Participante 141). “Foi desafiadora, pois tive que aprender na prática” (Participante 96).
Conclusão/Considerações finais
Os resultados deste estudo confirmam as evidências existentes na literatura, que indicam uma deficiência significativa no ensino de cuidados paliativos nos cursos de graduação em saúde nas universidades. Além disso, os dados revelam que a maioria dos profissionais de saúde está inadequadamente preparada para oferecer cuidados apropriados a pacientes em situação de cuidados paliativos.
Referências
ALMEIDA, Rayssa Gonçalves Ribeiro; SARON, Margareth Lopes Galvão. Aquisição de conhecimento sobre cuidados paliativos dos graduandos de um Curso de Nutrição. Cadernos UniFOA, v.17, n. 49, p. 135-145, 2 ago. 2022.
ALVES, Railda Sabino Fernandes et al. Cuidados Paliativos: Alternativa para o cuidado essencial no fim da vida. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, 2019.
AMORIM, Ginetta Kelly Dantas; SILVA, Geórgia Sibele Nogueira da. Nutricionistas e cuidados paliativos no fim de vida: revisão integrativa. Revista Bioética, v. 29, n. 3, p. 547-557, jul. 2021.
Palavras Chave
nutricionista; Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos Profissionais de Saúde Formação
Área
Outras áreas
Instituições
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil
Autores
TATIANE PONTES SILVA, NATHALIA FIDELIS LINS VIEIRA, JANAYNA GONÇALVES SILVA, GABRIELA FERREIRA ARAÚJO DO NASCIMENTO, JULLYANA ALVES, MECNEIDE MENDES LINS