Dados do Trabalho
Título
OS CUIDADOS PALIATIVOS COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DA FACULDADE DE MEDICINA: 5 ANOS DE EXPERIÊNCIA
Apresentação do caso
INTRODUÇÃO: O Conselho Nacional de Educação incluiu o Cuidado Paliativo como componente curricular obrigatório dos cursos de graduação em Medicina em novembro de 2022. Nesse contexto, a Faculdade de Medicina da UFC demonstrou pioneirismo ao incluir os Cuidados Paliativos na sua grade curricular obrigatório desde o ano de 2017, com o objetivo de formar profissionais que compreendam os aspectos biopsicossociais que envolvem o fim de vida, a morte e o luto, com domínio das intervenções necessárias. OBJETIVO: Relatar a experiência de 5 anos da disciplina de Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina.
Discussão
METODOLOGIA: A disciplina começou a ser ofertada no oitavo semestre, a partir de Agosto de 2019, dentro do módulo Assistência Básica à Saúde 8 (ABS 8). As aulas teóricas interativas abordam temas como princípios dos Cuidados Paliativos, controle da dor, fase final de vida, luto e comunicação. O módulo conta com atividades práticas em diversos cenários como simulações estilo role-play para a prática de comunicação de notícias difíceis, além da simulação realística para punção de hipodermóclise. Durante o módulo, os estudantes participam do ambulatório especializado de dor crônica e têm a oportunidade de interagir com pacientes internados tanto no Hospital Universitário quanto na Casa de Cuidados do Ceará, uma unidade de cuidados de transição e hospice, conhecendo diferentes modalidades de assistência e a importância do atendimento em rede. RESULTADOS: Ao longo dos 5 anos da disciplina de Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina, cerca de 750 alunos receberam uma formação médica mais completa, capaz de oferecer uma visão mais abrangente do processo saúde-doença, reafirmando o papel do médico no cuidado diante de um paciente crônico sem perspectiva terapêutica curativa.
Considerações finais
CONCLUSÃO: A experiência teórica e prática com os Cuidados Paliativos ainda na graduação foi muito positiva ao preparar os estudantes para situações desafiadoras e extremamente comuns na prática clínica.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Educação Médica; APRENDIZAGEM TEÓRICO-PRÁTICA
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
RENATA MONTEIRO JOVINO, RONDINEIA DE JESUS SILVA, JOSÉ ROBERTO OLIVEIRA BRAGA, MANUELA VASCONCELOS DE CASTRO SALES