Dados do Trabalho
Título
CAMINHOS E DESAFIOS DA PRECEPTORIA EM PSICOLOGIA DE UM PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM CANCEROLOGIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA EM CUIDADOS PALIATIVOS.
Apresentação do caso
A residência hospitalar em cancerologia se propõe a formar profissionais para atuarem na atenção a pessoa com câncer, doença crônica que ameaça a vida das populações exigindo dos profissionais de saúde atualizações de conhecimentos constantes. Foi observado que dentro da instituição hospitalar os profissionais de saúde apresentavam dificuldades na assistência a pessoas que estavam em cuidados paliativos, pois precisavam lidar com situações de comunicações de notícias difíceis, expectativas dos familiares, luto e medo da morte. Diante desse cenário a preceptoria de psicologia apresentou um papel de ensino-aprendizagem importante na construção da práxis e a articulação de estratégias para lidar com essas situações limites(Rodrigues; Witt, 2020). De modo que, pretendemos discutir os desafios, os conhecimentos e as saídas construídas através do trabalho conjunto da preceptoria em psicologia com as profissionais residentes diante dos cuidados paliativos oncológicos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido mediante leituras, relatórios das visitas nos setores e registros das rodas de núcleo profissional realizadas semanalmente no departamento de ensino do hospital.
Discussão
As residentes detectaram que uma das grandes dificuldades do cuidado era o medo compartilhado pela equipe de comunicar aos pacientes e familiares que já não se tinha perspectiva de remissão da doença. Assim, a equipe se enfraquecia emocionalmente e se afastava do cuidado com o paciente. Com isso, uma das possibilidades elaboradas foi incentivar a equipe, principalmente os médicos, a conversarem sobre como estavam se sentindo em cada caso atendido e se possível realizar atendimentos conjuntos com as psicólogas para que pudessem obter o suporte necessário.
Considerações finais
Por fim, essa ação facilitou alguns processos de comunicação, os profissionais reconheceram suas emoções e perceberam ser possível solicitar o suporte dos próprios colegas diante das temáticas da morte e do luto.
RODRIGUES, Carla Daiane Silva; WITT, Regina Rigatto. Mobilização e estruturação de competências para a preceptoria na residência multiprofissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 20, p. e00295186, 2022.
Palavras Chave
Preceptoria; ; Residência Multiprofissional; Cuidados Paliativos
Área
Outras áreas
Instituições
Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP - Ceará - Brasil
Autores
JANAINA SILVA DE MELO, CLEONISSE BORGES SILVA MAGALHÃES, KAMILLA MORAES DOMINGOS BARROSO, MARCOS EBER FERREIRA ROGÉRIO, SAMYLLA LOUISE LIMA BARBOSA, SUZANA CARLA FERREIRA SOUZA